Andréia Leite
Insta: @andreia_leite_ Twitter: @JCommercio
Com o intuito de evidenciar as vantagens turísticas e econômicas e seus atrativos representantes do setor de turismo do Amazonas, estiveram reunidos na terça-feira, 23, em evento com o propósito de ressaltar as oportunidades de negócios oferecidas pela Espanha. A exibição sobre o turismo espanhol visa manter os agentes de viagem informados sobre as novidades e as atrações disponíveis na Espanha, evidenciando as possibilidades oferecidas pelo setor turístico desse país e promovendo a interação bilateral para impulsionar o fluxo de turistas em ambas as direções.
Com apoio da Abav Amazonas, junto com a companhia aérea Avianca, a iniciativa é organizada pelo setor de turismo da Espanha e da Catalunha, responsável por promover o turismo em toda a Espanha e exclusivamente na região catalã.
De acordo com o presidente da Abav-AM, Jaime Mendonça, comentar sobre as novidades que a Espanha apresenta é sempre interessante. Que envolve todo o território da Catalunha, que inclui lugares como Barcelona e a Costa Brava. “Foi uma ocasião bastante proveitosa, com a participação de mais de 70 agências de viagens. Recebemos uma quantidade significativa de informações valiosas, incluindo dicas sobre novos destinos para explorar dentro da Espanha. De fato, a experiência foi muito produtiva”, disse.
Ele destacou a relevância dessas ocasiões direcionadas ao mercado, os quais descreveu como importantes e focados em promover as oportunidades de negócios entre os mercados brasileiro e o espanhol.
A Espanha contribui com 14% do PIB (Produto Interno Bruto) e, se há um setor limpo, é o turismo. A cada quatro visitantes que chegam ao país, estamos falando de um emprego sendo criado”.
Durante os meses de janeiro a setembro do ano passado, a Espanha acolheu mais de 461.295 viajantes brasileiros, o que representa um aumento de 32% em relação ao total de turistas brasileiros em todo o ano de 2022, quando o país europeu registrou a visita de 347.798 brasileiros. Os números foram revelados pelo Turespaña (Instituto de Turismo da Espanha), que também informou que os gastos dos brasileiros durante o período mencionado ultrapassam os 770 milhões de euros.
Durante o evento, Sirlane Silva, empresária do ramo, enfatizou a significativa demanda de vendas proveniente da Espanha. Nesse sentido, é essencial despertar um maior interesse no setor turístico, tanto por parte dos profissionais da área, como das agências e agentes de viagem. “Dessa forma, é fundamental estreitar os laços com a indústria turística nacional, que se destaca pela sua diversidade”.
Segundo a agente de viagem, assim, a relevância do turismo espanhol para o Estado está na conexão que ele proporciona, permitindo que os agentes de viagens conheçam mais um destino, “e compreendamos os interesses do cliente para oferecer exatamente o que ele busca”. Ou seja, é uma nova oportunidade de negócio, apresentando a Espanha como uma alternativa para clientes acostumados com destinos como Estados Unidos, Paris e Portugal. “A Espanha possui uma diversidade turística que atende a todos os gostos, sendo essa aproximação com os agentes de viagem amazonenses o ponto de partida para eventos educacionais como este”.
Ela acrescentou que é um acontecimento que visa explicar, instruir, compreender, saber, a maneira como o agente de viagens pode promover a Espanha para seu cliente final. Então, é de extrema importância, que esses países tragam e realizem mais eventos desse tipo para aumentar essa proximidade, ter mais, assim, esse interesse. “Pois, por exemplo, aqui vendemos apenas o que temos disponível, o que não temos, não vendemos. Por exemplo, quando um cliente chega e diz, você sabe, quero ir para a Espanha, aí nós não sabemos, mencionamos a capital, Madri, mas há Barcelona, que possui praias, Sevilha, Málaga, que fica no Mediterrâneo, Valência. A Espanha possui praias maravilhosas, gastronomia, cultura espanhola, dança, então tudo isso e, ainda, a proximidade com o Brasil, Espanha, a história da colonização, esses aspectos todos”, evidenciou a empresária, Sirlane Silva.
Fortalecimento
A Abav Amazonas tem fortalecido a presença do mercado brasieleiro estabelecendo estas parcerias. No ano de 2023, a exemplo, o ProColombia junto à entidade organizaram dois eventos importantes destinados ao setor. Na ocasião, Mendonça afirmou também que a parceria enfatiza a importância de promover mais o mercado de agências de viagens e descobrir novos destinos.
“Recebemos solicitações dos destinos turísticos e das empresas aéreas para manter essa conexão, proporcionando a melhor experiência aos clientes ao explorar novas culturas, aumentando o interesse dos viajantes brasileiros e evidenciando a facilidade de acesso a estes destinos”, disse.