22 de dezembro de 2024

Amazonas faz sucesso com o calendário turístico cultural e religioso

Festas Folclóricas

As Cirandas de Manacapuru

Conhecida como a Terra das Cirandas, o município de Manacapuru (98,8 quilomentros distante de Manaus)  já está em clima eufórico para o maior Festival da cidade, onde se misturam cores e tradições. Neste ano o evento está marcado para o último final de semana de agosto.

O Festival de Cirandas conta com três agremiações: Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional.

Festa da Padroeira de Parintins

O Iphan, em 2018, reconheceu o Complexo Cultural Amazonino Mendes, palco do espetáculo dos Bois Bumbás Caprichoso e Garantido como patrimônio cultural imaterial.

Agora é a vez de tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil a Festa de Nossa Senhora do Carmo, santa padroeira de Parintins e segunda maior manifestação religiosa da Amazônia, atrás apenas do Círio de Nazaré, em Belém (PA).

Para o deputado federal Saullo Vianna (União-AM) proponente do projeto de Lei nr. 2184/2024. “Buscamos, com isso reconhecer a importância cultural da tradicional Festa de Nossa Senhora do Carmo incluindo os festejos no calendário oficial do turismo religioso do nosso país. Todos os anos, a Festa de da padroeira de Parintins leva uma multidão às ruas da cidade, unindo emoção, devoção e gratidão que se renovam no badalar dos sinos da majestosa Catedral. Uma festa que, merecidamente, deve integrar o circuito nacional turístico”, ressaltou o parlementar.

 

Valorização da identidade nacional – Ao tornar-se Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro, saberes, ofícios, festas, rituais, e expressões artísticas e lúdicas, integrados à vida dos diferentes grupos sociais, configuram-se como referências identitárias e ajudam a promover o respeito e a preservação e a divulgação das tradições, passando-as às próximas gerações. No Brasil, o Decreto nº 3.551, de 4 de agosto de 2000.

 

Soraya Cohen

é editora da coluna Turiscando

Veja também

Pesquisar