O mundo todo sabe que quem detém a informação detém o poder. A pessoa bem informada dos fatos que ocorrem nos quatro cantos do planeta, é mais bem capacitada para a tomada de decisões e possui análises mais sólidas sobre os fatos. O sucesso nunca ocorre por acaso ou por sorte. Os bem sucedidos sempre buscaram pautar suas análises em dados e conceitos científicos amparados por pesquisas e estudos em vários segmentos do mercado.
Assim como há motivos para a suposta decadência do futebol brasileiro; há também outros que colocam 13 cidades de São Paulo entre as 20 com melhor qualidade de vida. Porém, nada decorre de fenômenos estranhos ou da sorte. O trabalho sempre foi vital para o nascimento e desenvolvimento de qualquer atividade. No primeiro aspecto acima há, com certeza, desinteresse dos clubes que hoje optaram por criar talentos jovens e vendê-los ao completarem 18 anos. No segundo os motivos decorrem do investimento no trabalho produtivo e na educação; a qual é a base do futuro.
Enquanto uns se preocupam com o fato de Janja encontrar-se sem credencial para os Jogos Olímpicos; outros ignoram que o uso de jatinhos por Ministros bateu recorde em junho. Neste mês foram 271 viagens e em maio somente 85. A lista dos abusadores é encabeçada pelo Ministro Barroso com 71 vezes, seguido por Lira com 65 viagens. Só no Brasil existe tamanha imoralidade. Lula e Alckmin viajaram no Airbus. O presidente não quer cortar gastos e que o “déficit” de 0,1% ou 0,2% do PIB não será problema. “O importante é o país crescer, a economia crescer e o salário crescer” – Talvez Lula seja um mágico. Será?
A mentira por si só é uma vergonha, agora defendê-la é crime. Como prometer que “em 2040 não terá mais imposto” se morrerá bem antes. A bebida revela, outra vez, que o presidente usa e abusa da torpeza; esquecendo que seus atos e suas falácias ferem a dignidade do cargo que ocupa de forma vergonhosa. É um apátrida que sem freios tornou-se um irresponsável que não anda em público e nem sai do país por medo de ser preso. Por quê? Talvez alguns Ministros saibam!!!
JOSÉ ALFREDO FERREIRA DE ANDRADE
Ex-Conselheiro Federal da OAB/AM nos Triênios 2001/2003 e 2007/2009 -OAB/AM