O Hospital Delphina Aziz, localizado na zona Norte da capital amazonense, será equipado para realizar transplantes de fígado a partir de 2025. A unidade hospitalar da Rede Estadual é referência em transplantes renais e implantes cocleares. Desde o ano passado, mais de 100 procedimentos dessas especialidades foram realizados na instituição.O anúncio foi feito pelo Governo do Amazonas, na manhã desta terça-feira (6).
“Fazer um transplante renal era complexo para as famílias que precisavam se deslocar para um grande centro. Hoje é o que acontece com o transplante de fígado, que vamos implementar para que pacientes do Amazonas sejam submetidos a esse procedimento cirúrgico aqui. Isso é importante porque a recuperação do paciente ao lado da família e do ambiente em que ele já está acostumado seja de forma mais célere”, disse o governador.
Pioneirismo
O hospital é pioneiro em transplantes renais na Região Norte. O primeiro transplante de rim de doador vivo foi realizado em 5 de julho de 2023. Um ano depois, no dia 29 de junho de 2024, as equipes executaram o primeiro transplante renal com doador falecido.
No dia 31 de julho de 2024, dois pacientes foram beneficiados com o transplante dos rins de um doador falecido. A cirurgia mais recente foi realizada no dia 1º de agosto.