24 de outubro de 2024

Suécia confirma 1º caso de variante mais perigosa do Mpox fora da África

Paciente havia viajado recentemente à África e procurou atendimento médico em Estocolmo.

Agência de Saúde Pública da Suécia informou nesta quinta-feira (15) ter identificado o primeiro caso fora da África de uma infecção por uma variante mais perigosa do vírus causador da Mpox (anteriormente chamada de varíola do macaco).

A pessoa havia viajado para a África recentemente e procurou atendimento médico na região de Estocolmo, capital da Suécia, após apresentar sintomas da doença.

A República Democrática do Congo vive um surto causado por uma variante do clado 1 do vírus, considerada mais perigosa. Foram registrados casos em países vizinhos, como Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda.

O surto global de Mpox em 2022 foi causado pelo vírus do clado 2b, que é associado a quadros menos graves.

“O clado 1 causa a mesma doença que o clado 2b, a variante encontrada anteriormente na Suécia, mas provavelmente está associado a um risco maior de um curso mais grave da doença e maior mortalidade. O surto global anterior do clado 2b foi disseminado principalmente por contato sexual, enquanto o clado 1 é mais comumente disseminado por outras vias de contato, principalmente contatos próximos dentro do domicílio e, frequentemente, para crianças”, explica a Agência de Saúde Pública da Suécia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, na quarta-feira (14), que o surto de Mpox na África é uma emergência de saúde pública de importância internacional, o nível mais alto de alerta da agência.

 

 

 

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar