19 de setembro de 2024

Estiagem: Rio Negro atinge 17,47 metros e se aproxima de marca histórica

Rio Negro já recuou 9,38 metros desde o início do período de vazante, um fenômeno natural comum nessa época do ano. 

A seca do Rio Negro, um dos principais rios da Amazônia, continua avançando de forma preocupante. Nesta terça-feira, 10 de setembro de 2024, o nível das águas registrou 17,47 metros, segundo dados atualizados. O Serviço Geológico do Brasil informou que o rio está vazando 25 cm por dia, em média. Até agora, o Rio Negro já recuou 9,38 metros desde o início do período de vazante, um fenômeno natural comum nessa época do ano.

O cenário é alarmante, pois o nível atual está a apenas 4,77 metros da marca histórica de 12,7 metros, registrada durante a seca extrema de 2023 na orla de Manaus. As previsões apontam que o recuo das águas pode se intensificar nos próximos dias, colocando a região em estado de alerta para os impactos ambientais e socioeconômicos que a baixa do rio pode causar.

A seca afeta diretamente comunidades ribeirinhas, o abastecimento de água, a navegação e o ecossistema local. Autoridades monitoram a situação de perto e estudam medidas para diminuir os impactos da seca, que, além de prejudicar a vida das pessoas que dependem do rio, também traz consequências para a fauna e flora da região.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar