19 de setembro de 2024

Wilson Lima defende convergência entre poderes para combate ao crime organizado em fórum sobre proteção nas fronteiras

Governador destacou investimentos na ordem de R$ 1 bilhão, incluindo as instalações das bases Arpão e aquisição de armamento.

O governador Wilson Lima destacou, nesta quarta-feira (18), a importância de ações convergentes entre os poderes para o combate à criminalidade em regiões de fronteira no Amazonas. A questão foi um dos assuntos tratados no 1º Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras – Arco Norte-Nordeste, sediado em Manaus e coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).

“O Amazonas tem a maior extensão territorial do Brasil. Sozinho o estado não consegue combater esses ilícitos, da mesma forma que o Governo Federal não consegue e as prefeituras. Por isso, a necessidade de levantarmos essas discussões, realizarmos cada vez mais encontros como esses, reunindo agentes de poder decisório para que a gente encontre o caminho de convergência para ações mais efetivas”, afirmou o governador Wilson Lima.

No discurso, o governador pontuou os obstáculos do Governo do Estado no combate aos crimes transfronteiriços, principalmente, nos municípios ligados a países como Peru, Colômbia e Venezuela. Nessas áreas, atividades como o tráfico de drogas, biopirataria, exploração ilegal de madeira e ouro são os principais ilícitos registrados.

Diante deste cenário, Wilson Lima destacou os investimentos em torno de R$ 1 bilhão para a segurança pública desde 2019. Entre as ações, ele citou as bases Arpão 1 e 2, localizadas nos rios Solimões e Negro, a aquisição de armamento pesado, lanchas blindadas e o reforço do efetivo de policiamento contra o crime organizado.

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar