O fracasso dos petistas, após os resultados das eleições, se tornou indiscutível…Lula está entre a cruz e a espada, que não é a espada de Dâmocles, mas aquela que vem das urnas. O presidente avisou que dará seu apoio pessoal aos candidatos em duas capitais: Fortaleza e São Paulo ― será que esse apoio fará alguma diferença? Pois, o que se viu foi um desempenho pífio no primeiro turno, pelos candidatos apoiados pelo PT ― ninguém foi eleito em sua terra natal: São Bernardo, onde administrou a cidade por 24 anos, o presidente resolve trocar a direção do PT; retirando Gleisi Hoffimann e colocando Edinho Silva, derrotado em Araraquara.
Vários candidatos querem a ida de Lula a seus redutos, mas o presidente já prevendo o futuro optou por ir à Cúpula do BRICS. Outra vez nosso anão diplomático será humilhado. E, agora “deseja fechar todas as igrejas porque o Estado não deve ter religião” como se o brasileiro fosse ateu ou atoa como ele é.
No Congresso a luta continua; tendo a “CCJ da Câmara aprovado Proposta de Emenda Constitucional que limita as decisões individuais de Ministros do STF”. Assim, foi dado um passo importante para se eliminar o chamado “ativismo judicial”; pelo qual qualquer Ministro pode decidir unilateralmente ― o que é uma afronta ao bom senso. Afinal, as decisões do colegiado não podem ser afastadas do cenário, até porque as Câmaras têm seu papel definido e omiti-lo quase sempre é dar margem a decisões “in limine” equivocadas, o que empobrece o Judiciário.
Não é surpresa para ninguém a postura ideológica do governo Lula ao vetar a compra por licitação de 36 blindados de Israel. O presidente entende que “não se pode patrocinar a guerra no Oriente Médio”. Contudo, aumentaram em 75% as importações de produtos russos; ajudando diretamente esse país na guerra contra a Ucrânia. E, de 2021 a 2023 as importações da Rússia cresceram 75%. Para nós o desejo dos russos que invadiram a Ucrânia sem motivo e com o torpe objetivo de anexá-la aos seus domínios, relembra a época de Átila, rei dos Hunos; além de ter violado o princípio da liberdade e independência das nações que o Itamaraty sempre diz defender na teoria. Enquanto Israel reagiu ao ataque do Hamas, Putin ordenou a invasão de forma covarde.
E ao passar por Belém foi vaiado e xingado no show da cantora Fafá. No Círio de Nazaré ao segurar a padroeira foi acusado de tentar levá-la para casa… sob os gritos de “Lula…seu lugar é na prisão e a padroeira não vai levar NÃO”.
Esperar o que de um mandatário inexpressivo que só faz aumentar a insegurança jurídica! Tanto isto é verdade que deseja agora ressuscitar o DPVAT com o novo nome: SDPVAT. Santa Catarina disse que não irá cobrar e que o Governo Federal que faça essa cobrança abusiva. Os que fizeram o L nunca pagarão as contas por isso sozinhos. Infelizmente, o Brasil todo sofre as consequências!!!
JOSÉ ALFREDO FERREIRA DE ANDRADE
Ex-Conselheiro Federal da OAB/AM nos Triênios 2001/2003 e 2007/2009