Enquanto as inscrições para o Earthshot Prize 2025 estão abertas, a Cidade do Cabo vibra se preparando para, em 6 de novembro de 2024, sediar o “Oscar Ambiental”, com transmissão global e a revelação dos cinco vencedores de 2024. Este artigo explica as etapas, apresenta os 15 finalistas deste ano e o convida a participar da rodada de palestras em Manaus para divulgar o prêmio e o processo de inscrição – uma oportunidade única para quem já possui soluções sustentáveis testadas com sucesso e alinhadas às cinco áreas prioritárias do Prêmio.
Este prêmio, anunciado em 2020, é concedido anualmente a cinco vencedores em uma cerimônia conhecida como o “Oscar Ambiental”, realizada em uma cidade anfitriã. Dada a sua importância planetária, nos meses de julho e agosto deste ano, publiquei cinco artigos sobre o Earthshot Prize no Jornal do Comércio do Amazonas (https://www.jcam.com.br/author/jonas-gomes/). Trata-se de uma iniciativa internacional liderada pelo Príncipe William e apoiada por uma comissão composta por renomados cientistas, artistas, empresários, investidores e filantropos comprometidos com a recuperação do planeta.
Esta iniciativa deveria inspirar os governantes e formuladores de políticas públicas responsáveis pelo Meio Ambiente e Inovação em nosso país. E para ter a dimensão da importância deste prêmio, entre 2020 e 2023:
1) 2904 soluções inovadoras foram encontradas pela rede global de Nomeadores oficiais do Prêmio; 2) 45 finalistas, dos quais 15 foram vencedores, todos receberam mentoria e acesso a plataforma de filantropos e investidores; 3) foram investidos £15 Milhões (R$ 111 Milhões) para ajudar a alavancar as soluções inovadores dos 15 vencedores; 4) £50 Milhões (R$ 371 Milhões) de financiamento adicional foram alocados por meio da rede de parceiros; 5) 420 mil toneladas de CO2e foram reduzidas, evitadas ou capturadas pelos finalistas do Earthshot Prize; 6) 100 mil toneladas de resíduos foram removidas, reaproveitadas ou evitadas pelos finalistas do Earthshot Prize; 7) 500 novos empregos verdes foram gerados; 8) 170 mil Km2 de terra ou oceanos foram protegidos ou restaurados.
O processo (https://tinyurl.com/2ym3m2nm) do Earthshot prize tem cinco etapas: E1) Buscar: os Nomeadores oficiais recomendam os Nomeados que possuem protótipos testados com sucesso ou inovações com potencial de fazer um impacto positivo sobre o meio ambiente em uma ou mais das cinco áreas consideradas prioridades do Prêmio;
E2) Selecionar: o Painel de Conselheiros Especialistas, composto por especialistas renomados na área ambiental, aplica um processo rigoroso usando os critérios publicamente disponíveis para selecionar inicialmente as 150 soluções mais inovadoras para depois chegar aos 15 finalistas.
Os critérios estão disponíveis no Roadmap (https://tinyurl.com/j8yz3suw) com foco nas 15 subáreas prioritárias, em 5 facilitadores transversais e 4 filtros chaves.
Os 15 finalistas são encaminhados para o Conselho do Prêmio Earthshot composto pelo Príncipe William, Sir David Attenborough e mais doze profissionais renomados que estão comprometidos em promover ações ambientais positivas.
Este conselho seleciona os cinco vencedores que serão anunciados apenas na Cerimônia do Oscar Ambiental.
E3) Premiar: em sistema de rodízio, as atividades que culminam com a cerimônia do Earthshot Prize são realizadas em diferentes regiões do mundo, com transmissão pela BBC em parceria com veículos de mídia locais. Em 2021, ocorreu em Londres (Europa); em 2022, em Boston (América do Norte); em 2023, em Cingapura (Ásia); e, este ano, será sediada na Cidade do Cabo, África do Sul (África), no dia 6 de novembro de 2024.
Você pode acompanhar o Green Carpet (Tapete Verde) ao vivo pelo YouTube às 10h (horário de Manaus) por meio deste link (https://tinyurl.com/29jrrn2k). Durante o evento, celebridades promovem a conscientização sobre moda sustentável e práticas ecológicas. A cerimônia oficial começa a partir das 13h30 e poderá ser assistida tanto pela TV quanto pelo YouTube.
E4) Acelerar: os 15 finalistas entram no Fellowship Programme, um programa de nove meses para ajudá-los a impulsionar seu crescimento, desbloqueando novas oportunidades financeiras, de networking e de parcerias. Nele, serviço de coaching especializado e suporte são oferecidos por organizações da Aliança Global, composta por empresas especialistas, ONGs e filantropos, para auxiliá-los em sua jornada rumo a um impacto transformador.
E5) Escalar: nesta etapa, os finalistas recebem apoio para obter financiamento em uma escala ainda maior. Neste sentido, o Earthshot Prize criou o Launchpad (https://launchpad.earthshotprize.org/login), uma plataforma online inovadora de matchmaking que reúne uma grande comunidade de investidores e filantropos com o capital necessário para escalar soluções ambientais.
Para o ano de 2024, 430 Nomeadores recomendaram para a Segunda Etapa, cerca de 2500 nomeados de 75 países. O Painel de Conselheiros Especialistas encaminhou os seguintes 15 finalistas para o Conselho do Prêmio Earthshot:
Área Prioritária 1 (Proteger e Restaurar a Natureza): Altyn Dala Conservation Initiative (https://altyndala.org/), Amazon Sacred Headwaters Alliance (https://cuencasagradas.org/) e NatureMetrics (https://www.naturemetrics.com/)
Área Prioritária 2 (Limpar Nosso Ar): d.light (https://www.dlight.com/), GAYO, Green Africa Youth Organization (https://greenafricayouth.com/) e MYCL (https://mycl.bio/)
Área Prioritária 3 (Reviver Nossos Oceanos): Coast 4C (https://www.coast4c.com/), High Ambition Coalition for Nature and People (https://www.hacfornatureandpeople.org/) e MiAlgae (https://www.mialgae.com/).
Área Prioritária 4 (Construir um Mundo Livre do Desperdício): Ferment’Up (https://greenspot-tech.com/en/), Keep IT Cool (https://www.raino.co.ke/) e Natural Fiber Welding (https://nfw.earth/).
Área Prioritária 5 (Consertar Nosso Clima): Advanced Thermovoltaic Systems (https://www.ats.energy/), Build up Nepal (https://www.buildupnepal.com/) e Equatic (https://www.equatic.tech/).
Como conclusão, informo que fui convidado para ser Nomeador do Prêmio Earthshot 2025, é uma honra que aceitei com entusiasmo, contando com o apoio da UFAM, conforme autorizado pela Portaria 2023. Com a abertura da Etapa 1, estou comprometido em garantir a transparência durante todo esse processo. Para agilizar e facilitar, criei em meu site, https://www.jgsilva.org/earthshotprize, informações abrangentes sobre o prêmio, sobre a rodada de palestras e o processo de inscrição que vai até o dia 30/11/12. Incentivo os interessados a participarem das palestras, explorar essas informações e aproveitar a oportunidade de contribuir para soluções inovadoras na recuperação do nosso planeta.