Levantamento da FGV (Fundação Getulio Vargas) mostra que a redução das alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para eletrodomésticos, que vigora desde abril para produtos da linha branca (fogões, geladeiras e máquinas de lavar), levou a uma queda efetiva nos preços desses produtos no varejo.
Enquanto a inflação média calculada pelo IPC-10 (Índice de Preços ao Consumidor – 10) subiu 2,18% de abril a outubro de 2009, Foram registradas fortes quedas de preço, no mesmo período, em refrigeradores e freezers (-6,45%); máquinas de lavar roupas (-7,64%) e fogões (-2,77%).
O economista da FGV e responsável pelo levantamento, André Braz, observa que a pesquisa de preços foi realizada durante o período de renúncia fiscal do IPI para o segmento. Os dados comprovam que a redução do imposto atraiu mais consumidores.
Braz ressalva, porém que o movimento pode contribuir para aumentar a demanda temporariamente, mas deve reduzir espaço para novas quedas de preços no futuro. De qualquer forma, a movimentação de preços dos bens duráveis não afeta de forma significativa a inflação para o consumidor.
“Ao contrário de alimentos e tarifas públicas, não são gastos correntes das famílias. Por isso, não chegam a onerar nem 1% do orçamento mensal”, comentou, lembrando que o peso do item no cálculo geral é bem reduzido.
Linha branca tem preço menor com redução de IPI
Em: 2 de novembro de 2009
Levantamento da FGV mostra que a redução das alíquotas do IPI para eletrodomésticos, que vigora desde abril para produtos da linha branca (fogões, geladeiras e máquinas de lavar), levou a uma queda efetiva nos preços desses produtos no varejo
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026


Apostas em bets avançam entre jovens e ampliam risco de dependência
19 de setembro de 2026

Durigan: depois da eleição, a questão da tarifa dos EUA tem de se resolver
19 de setembro de 2026

Flávio: Lula colocou tropa de choque para defender Alexandre de Moraes
19 de setembro de 2026


BNDES já recebeu R$ 8,2 bilhões em pedidos de crédito do Brasil Soberano em dois dias
19 de setembro de 2026

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026