22 de novembro de 2024

Interpretação do cotidiano

Na correria dos dias atuais, compete a cada pessoa aprender a transformar as experiências ruins em aprendizagem de vida. “A dor é inevitável; o sofrimento é opcional” afirmou Sidarta Gautama há 2.500 anos, sem sombra de dúvidas, apesar do tempo, uma frase bastante atual.
Outro dia, em uma caminhada matinal, surgiu a seguinte reflexão: “Costumamos interpretar de modo pessoal a maioria dos momentos da vida”, porém o modo como interpretamos irá fazer com que possamos compreender “os momentos” em toda sua profundidade. Essa justa interpretação desses eventos do cotidiano aumenta as perspectivas de vida, mesmo dentro de um mundo onde se propaga a futilidade e se fecham os olhos para a arte de viver.
Atualmente, para superar fatos desagradáveis é preciso a presença de espírito, até mesmo em momentos delicados onde a razão e suas experiências apontam o novo caminho a ser seguido. Por isso, “comece sempre pelo método correto, não pelo que é aceitável”, conforme sugere o escritor de autoajuda Allan Percy.
Será que a ocorrência dos fatos é por acaso? Os triunfos no dia a dia vão transformando nosso comportamento; moldando-o para um futuro melhor, seja no âmbito familiar ou no profissional. Ter mais autoconfiança irá nos ensinar a ser mais cuidadoso, mais amoroso, diminuindo a influência da razão que transformam as atitudes em meros atos de uma vida atribulada, cansativa que beira o esgotamento físico e mental.
Saberão os jovens de hoje escolher o próprio caminho? Compreenderão o verdadeiro sentido da vida, seu valor; bem como a missão que deverão cumprir? Sempre foram várias as maneiras de viver, cabendo-lhes escolher e enfrentar todos os cenários. Conhecerão pessoas que poderão afetar seu comportamento, o que fará com que sejam cautelosos; confiando menos nos oportunistas e amando mais os que habitam o mesmo lar. Deverão ter coragem para agir, refutar e amar. Irão superar os aspectos equivocados, pois as más experiências também ensinam. Seja você o protagonista do seu futuro, onde não faltarão a compreensão e o amor; fundamentos básicos da FELICIDADE.

Manaus 19 de Novembro de 2024.
JOSÉ ALFREDO FERREIRA DE ANDRADE

Alfredo Andrade

é escritor e advogado, autor do livro Página Virada - Uma leitura crítica sobre o fim da era PT

Veja também

Pesquisar