O setor de bares e restaurantes no Brasil está otimista com as perspectivas para o fim de 2024. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 78% dos empresários do setor projetam um aumento nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado. A expectativa positiva é impulsionada pela chegada das festas de fim de ano, das férias e do pagamento do 13º salário, que tendem a fortalecer o poder de compra dos consumidores.
Para engrossar os negócios do setor, Manaus acaba de receber um novo ponto de encontro dedicado à cultura e aos sabores regionais com a abertura na quarta-feira (27/11) da lanchonete e sorveteria ‘As Amazonas – Delícias Regionais’. Localizado no bairro Petrópolis, o estabelecimento oferece um ambiente familiar, com autosserviço de sorvetes e um cardápio diversificado que celebra a culinária amazônica. À frente do projeto está o jornalista e empresário Valmir Lima, que conta com o apoio de sua esposa, Leomara Amazonas Lima, e das filhas Alice, Ana Maria e Mariana, cujo sobrenome gerou o nome do negócio, além de uma equipe de 11 funcionários.
Para Valmir, a criação da marca é uma oportunidade de celebrar a Amazônia, seu legado cultural e a relação que sua família construiu ao longo dos anos com a região. “O nome ‘As Amazonas’ traz tanto o nosso sobrenome quanto um pouco da identidade cultural amazônica. Queremos que o cliente sinta essa conexão com a nossa história e com a cultura do Amazonas”, explica Valmir, que sonhava há anos em abrir um negócio de alimentação. O plano inicial era de uma sorveteria, mas a visão evoluiu para uma proposta mais completa, com a adição de uma lanchonete no segundo pavimento do edifício.
O ambiente do empreendimento foi planejado para proporcionar uma experiência acolhedora. No pavimento inferior, onde fica a sorveteria, os clientes podem se servir em um sistema de autosserviço. O espaço é decorado com poltronas almofadadas e mesas permitindo que o público aproveite com conforto. O sorvete será pesado na finalização do pedido, e o cliente terá à disposição sabores clássicos e regionais que refletem a diversidade da Amazônia.
O segundo andar é reservado para uma lanchonete, com um espaço climatizado e mesas para grupos de até quatro pessoas. A escolha de manter uma separação física entre os dois segmentos, sorveteria e lanchonete, visa atender diferentes públicos de forma integrada.
O cardápio da lanchonete traz opções variadas e destaca-se pelo uso de ingredientes locais, como forma de valorizar a Amazônia. Entre os pratos oferecidos estão sanduíches com carne artesanal – incluindo opções de peixe e carne bovina –, escondidinhos com diversas proteínas, sanduíches de pernil e carne de frango em cubos com queijo. As especialidades regionais, como o pirarucu à casaca e o pirarucu cremoso, também ganham destaque, ao lado de entradas variadas como pastéis e sobremesas de frutas da Amazônia. O sorvete, que é um dos carros-chefes da casa, também contará com sabores inspirados na fauna e flora amazônica, além de milkshakes para agradar aos mais diversos paladares.
E, se você quer conferir as delícias, é só dar uma passada na Rua Dona Raquel de Souza, nº 18, Petrópolis, próximo à escola municipal Padre Mauro Francello. Buon apetito!
Zona Franca de Manaus pode receber fábrica da Tecumseh do Brasil
Na última terça-feira (26/11), representantes da Tecumseh do Brasil, uma das maiores fabricantes globais de compressores para sistemas de refrigeração e ar-condicionado, anunciaram à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) o início de um estudo de viabilidade para a possível instalação de uma unidade produtiva na Zona Franca de Manaus (ZFM).
Atualmente, a Tecumseh emprega aproximadamente 2.100 funcionários e registrou, em 2023, um faturamento de R$ 1,1 bilhão, consolidando-se como líder no segmento no Brasil.
A instalação de uma fábrica da Tecumseh em Manaus tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico local, além de posicionar a região como referência em inovação tecnológica no setor de refrigeração. Vamos torcer!
Abacaxi Pérola do Amapá é certificado pelo INPI como produto de excelência
O abacaxi Pérola cultivado no município de Porto Grande, no Amapá, recebeu o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) na categoria Indicação de Procedência (IP) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Este é o primeiro reconhecimento desse tipo para o estado do Amapá, resultado de um processo iniciado em junho de 2023. Porto Grande, localizado a aproximadamente 102 quilômetros de Macapá, destaca-se como o maior produtor de abacaxi do estado, com cerca de 12 milhões de pés plantados. A variedade Pérola é conhecida por seu sabor adocicado, perfume marcante e coloração amarela clara.
Essa certificação pode agregar valor ao produto, abrir novas oportunidades de mercado e fortalecer a economia e comunidades locais.
Manaus sedia workshop sobre inteligência artificial e transformação digital nesta quinta-feira
Na quinta-feira (5/12), das 15h às 19h, acontecerá no Novotel, o workshop ‘Transformação Digital com IA: Implementando uma jornada com sucesso’, organizado pelo Instituto Kodigos de Tecnologia (IKT). Voltado especialmente para o Polo Industrial de Manaus (PIM), o evento promete uma imersão de alto nível com foco em casos reais, desafios e boas práticas, apresentando estratégias para maximizar a competitividade no mercado atual, marcadas pela inovação tecnológica.
O tema ‘inteligência artificial’ tem se consolidado como uma ferramenta essencial na modernização da indústria brasileira, embora sua adoção ainda enfrente desafios significativos, o que demonstra que há muitas oportunidades para empresas melhorarem processos, principalmente no que diz respeito à redução de custos e aumento na competitividade.
Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que quase 80% das organizações industriais no Brasil possuem sistemas obsoletos, e apenas 1,6% se destacam no mercado por meio da IA e recursos da Indústria 4.0, ou seja, há um longo caminho para a plena integração da IA nos processos produtivos. A implementação efetiva da IA pode proporcionar ganhos significativos em eficiência, produtividade e competitividade para o setor industrial do país.
RÁPIDAS & BOAS
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (PPGMBT/UEA) anuncia o edital nº 098/2024 para o processo seletivo do curso de mestrado para o ano acadêmico de 2025. As inscrições vão até sábado (30/11) estão disponíveis por meio do correio eletrônico ([email protected]).
Na terça-feira (10/12), das 9h às 18h (Horário de Brasília) acontecerá o ‘11º Congresso Online de Tecnologia da Informação’. Esta edição focará no tema mais quente do momento: a Inteligência Artificial. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo site (https://tinyurl.com/3d2982yj).
O Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) está com inscrições abertas para hospedagem de startups da área de Bionegócios nas instalações do Centro de Manaus. O edital está disponível no site da instituição. As inscrições seguem até segunda-feira (16/12) e podem ser realizadas pelo endereço eletrônico (https://tinyurl.com/52nub25e).