Mercado espera PIB negativo em 2009 após resultado do 3° trimestre

Em: 15 de dezembro de 2009
Após o IBGE divulgar que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu abaixo das expectativas do governo e dos analistas no terceiro trimestre, o mercado revisou suas previsões e prevê agora queda de 0,26% do PIB brasileiro neste ano
Após o IBGE divulgar que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu abaixo das expectativas do governo e dos analistas no terceiro trimestre, o mercado revisou suas previsões e prevê agora queda de 0,26% do PIB brasileiro neste ano

Após o IBGE divulgar que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu abaixo das expectativas do governo e dos analistas no terceiro trimestre, o mercado revisou suas previsões e prevê agora queda de 0,26% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro neste ano. Na semana anterior, a previsão era de crescimento de 0,21%.
De acordo com a pesquisa Focus feita na semana passada e divulgada pelo Banco Central, a previsão para o próximo ano subiu levemente de 5% para 5,3%. Em relação à inflação, o mercado já prevê o índice oficial, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), na meta estabelecida pelo governo para o próximo ano, em 4,5%. Para este ano, a estimativa é que o índice termine em 4,31%, contra previsão de 4,26% feita na semana passada.
O mercado manteve ainda as previsões para a taxa básica de juros (Selic) para o próximo ano em 10,63%. Na semana passada, o Copom (Comitê de Política Monetária), em sua última reunião do ano, manteve pela terceira vez neste ano a Selic em 8,75%.
Na nota divulgada na quarta-feira passada, porém, o órgão disse avaliar que a taxa é suficiente para conter a inflação “neste momento’’, o que foi visto por alguns analistas como um sinal de que o Copom poderá aumentar a Selic nas próximas reuniões.
O mercado vinha prevendo PIB negativo durante todo este ano até o início de outubro, quando pela primeira vez projetou crescimento positivo da economia em 2009 -na ocasião, de 0,01%.
Os economistas chegaram a prever crescimento de 0,21%, mas voltaram a apostar no encolhimento da economia após os números da semana passada. O IBGE divulgou que o crescimento do PIB no terceiro trimestre de 2009 foi de 1,3%, e, em relação ao mesmo período do ano passado, houve queda de 1,2%.
O governo atribuiu o valor abaixo do esperado -o ministro Guido Mantega projetava altade 2% em relação ao 2° trimestre- às mudanças metodológicas feitas pelo IBGE.
Com o resultado, para que o PIB fique estável neste ano, o crescimento no quarto trimestre terá que ser de pelo menos 5%.
A previsão do mercado para o IGP-DI melhorou para queda de 1,02% neste ano, contra estimativa anterior de queda de 0,84%. Para o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), passou para -1,08%, contra previsão de -1,17% da semana passada.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar