A mesa de almoço na Associação de Moradores e Agricultores da Comunidade Uberê, do Projeto de Assentamento Água Branca, no Puraquequara, Zona Rural de Manaus, estará repleta de receitas inéditas amanhã, 16. Os pratos terão como base plantas conhecidas como hortaliças não-convencionais: Araruta, Ariá, Bertalha, Cariru, Cubiu, Folha-Doce, Urtiga, entre outros. Essas plantas, além de valor nutritivo, são de fácil cultivo e estão adaptadas as condições climáticas e de solo da Amazônia.
A programação será iniciada às 9h, com uma palestra sobre as hortaliças não-convencionais na Amazônia, ministrada pelo o professor Valdely Kinupp, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. O pesquisador também conduz uma oficina de preparo de refrigerante da vinagreira e doce cocada do tronco do mamoeiro, além de outros pratos como pasteis, refogados, saladas e patês.
“Nós que somos nativos, estamos dentro de uma riqueza e não sabemos reconhecer. Há pessoas que, as vezes, até passam fome tendo ao lado coisas que podem comer”, afirma José Rodrigues, vice-presidente da Associação de Moradores.
Agricultores almoçam plantas pouco conhecidas
Em: 15 de dezembro de 2009
A mesa de almoço na Associação de Moradores e Agricultores da Comunidade Uberê, do Projeto de Assentamento Água Branca, no Puraquequara, Zona Rural de Manaus, estará repleta de receitas inéditas amanhã, 16
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026


Nanoempreendedor está livre do CNPJ Técnico
18 de setembro de 2026

‘Passagem secreta’ e mais de R$ 700 mil: o que a polícia encontrou na casa de Milton Leite
18 de setembro de 2026

Flávio Bolsonaro repete estratégia do pai e recruta ‘fiscais’ para as eleições
18 de setembro de 2026

Brasil terá programa Tax Free para devolver CBS e IBS a turistas estrangeiros
18 de setembro de 2026

Cultura no DNA: Titãs volta aos palcos da Nilton Lins após show histórico na década de 90
18 de setembro de 2026

Sindifisco-AM realiza palestra sobre equilíbrio fiscal e desenvolvimento econômico
18 de setembro de 2026