A Fecomercio/AM (Federação do Comércio do Estado do Amazonas) avalia que o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do país registrado em 2009 comprova a necessidade de o Brasil avançar em uma reforma tributária para desonerar as forças produtivas.
A retração de 0,2%, apresentada, na semana passada, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), fruto dos efeitos da crise financeira mundial sobre o país, só não foi pior graças, em parte, às medidas de desoneração tributária promovidas pelo governo. “Quando há qualquer tipo de redução de impostos, o setor comercial responde de maneira imediata, repassando o benefício ao consumidor, fazendo com que toda a cadeia produtiva se beneficie”, argumentou a entidade, por meio de texto distribuído à imprensa.
Sustentam a análise, prossegue a federação, os dados anuais das vendas varejistas, com crescimento real em torno de 5%, muito além dos demais setores produtivos. “Entendemos que os benefícios de desoneração fiscal evitaram uma reversão de expectativas das famílias quanto a real magnitude dos efeitos da crise internacional, mantendo o consumo em patamares aceitáveis durante o momento mais turbulento do ano passado, no primeiro semestre. O nível de confiança dos consumidores seguiu crescente, também como consequência da estabilidade nos indicadores de emprego e no aumento da renda real, criando ambiente favorável à manutenção do consumo interno. Assim, a demanda das famílias subiu 4,1% em 2009, o sexto ano consecutivo de elevação”, destacou.
Para a entidade, o terremoto financeiro global demonstrou que o Brasil vive uma nova era, muito menos vulnerável às crises internacionais, fato que reforça nossas responsabilidades em manter o país no rumo correto e consolidar as imensas conquistas obtidas em pouco mais de uma década. “A consolidação passa, portanto, pelo enfrentamento das reformas estruturais tão desejadas, entre as quais a reforma tributária é a mais importante”, encerrou o texto da Fecomercio/AM.
PIB comprova necessidade de reforma tributária, argumenta Fecomercio/AM
A Fecomercio/AM (Federação do Comércio do Estado do Amazonas) avalia que o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do país registrado em 2009 comprova a necessidade de o Brasil avançar em uma reforma tributária para desonerar as forças produtivas
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
Codam aprova R$ 1,3 bilhão em investimentos para o Polo Industrial de Manaus
31 de outubro de 2024
MEC fará prova única de seleção para professores de escolas públicas
31 de outubro de 2024
Cemitérios de Manaus devem receber meio milhão de pessoas no Dia de Finados
31 de outubro de 2024
Rio Solimões tem situação de emergência declarada pelo DNIT
31 de outubro de 2024
Receita paga nesta quinta lote da malha fina do Imposto de Renda
31 de outubro de 2024
Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE
31 de outubro de 2024
Mais de 45 mil alunos da rede estadual do Amazonas realizam o Enem no domingo
31 de outubro de 2024