A deputada estadual Therezinha Ruiz (DEM) comemorou a aprovação, pela ALE (Assembléia Legislativa), da emenda aditiva de autoria conjunta dela e do deputado Luiz Castro (PPS) ao Projeto de Lei Complementar 01/2010, do Governo do Estado, que garante ao professor que exercer suas atividades como gestor das escolas públicas a aposentadoria especial, mediante redução do tempo de contribuição para sua obtenção.
Desde 2007, quando propôs um projeto de lei para adequar a legislação previdenciária estadual à Lei Federal nº 11.301, que foi aprovada em 2006, que cria a aposentadoria especial para os profissionais do magistério público, a deputada Therezinha Ruiz vem lutando para estender o benefício aos professores amazonenses.
Agora, com a aprovação da emenda aditiva à Lei Complementar estadual, os professores que exerceram cargos de diretor de escola vão poder contar esse período como “tempo de efetivo exercício na função de magistério e atividade docente exercida exclusivamente em sala de aula”.
A deputada, que também já havia apresentado uma Indicação ao governador Eduardo Braga sugerindo a mudança, disse que “a emenda vem beneficiar esses professores que exercem função na gestão de escolas e que mantém nesse cargo uma relação direta no processo de ensino e aprendizagem juntamente com o corpo docente e os alunos”.
A emenda aditiva acrescenta artigo 1º com nova redação à Lei Complementar nº 01/2010, aprovada nesta terça-feira, 30, pela ALE, e com isso modifica a redação do parágrafo único do artigo 15 da Lei Complementar nº 30, de 27 de dezembro de 2001, que “dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência do Estado do Amazonas, estabelece seus Planos de Benefícios e Custeio, cria Órgão Gestor e dá outras providências”.
A nova redação desse parágrafo único passa a ser a seguinte: “Considera-se como tempo de efetivo exercício na função de magistério a atividade docente do professor exercida exclusivamente em sala de aula, vedada a contagem de tempo relativo a qualquer outra atividade docente, salvo a exercida no cargo de diretor de unidade escolar”.
“Considero uma vitória para os profissionais do magistério público amazonense, uma vez que fica reconhecido o trabalho na gestão escolar como parte da atividade magisterial. Vale ressaltar que um bom trabalho de gestão implica numa melhoria da qualidade do ensino, e não seria justo que esses professores não fossem contemplados com os benefícios da aposentadoria especial”, argumenta a deputada.
Therezinha Ruiz comemora aprovação de aposentadoria especial
Em: 6 de abril de 2010
“Considero uma vitória para os profissionais do magistério público amazonense, uma vez que fica reconhecido o trabalho na gestão escolar como parte da atividade magisterial
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Com 11,4 milhões de passageiros, transporte aéreo cresce 2,5% em agosto
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Samba Manaus se aproxima da despedida
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Amazonas define representante para o maior campeonato de batalha de rima do Brasil
21 de setembro de 2026

Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama
21 de setembro de 2026

Petróleo fecha em queda com otimismo para oferta e negociações
21 de setembro de 2026