Casos de sucesso e novas oportunidades na relação entre Itália e Brasil, esse foi o tema do seminário internacional promovido pelo Polo Tecnológico de Navacchio, em Pisa (Itália), em colaboração com o Instituto Ibra e a Região de Toscana, com participação de representantes da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Fucapi (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica), Sebrae/AM (Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Amazonas) e Cide (Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial). O Polo Tecnológico de Navacchio tem a missão de garantir ao sistema de pequenas e médias empresas um serviço que favoreça desenvolvimento e inovação e atue nos setores de informática, telecomunicação, microeletrônica, robótica, biomedicamentos, energia e ambiente
O evento é resultado da Carta de Intenções assinada entre Suframa, Sect (Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia), Sebrae e o Polo Navacchio, em novembro de 2009. Na época, as entidades expressaram interesse comum na definição de um acordo de cooperação e colaboração, a fim de obter benefícios recíprocos para o desenvolvimento econômico e produtivo dos sistemas empresariais, caracterizados principalmente por um forte componente tecnológico e inovador.
Grau de competitividade
Na palestra feita durante o seminário, a superintendente da Suframa, Flávia Grosso falou sobre as vantagens comparativas do modelo ZFM (Zona Franca de Manaus), explicando que, para a consolidação e elevação do grau de competitividade do modelo de desenvolvimento regional, a autarquia vem se dedicando a investir e apoiar, dentro de uma perspectiva de médio a longo prazo, projetos como o CT-PIM (Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Polo Industrial de Manaus), o CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia) e a interiorização do desenvolvimento, com o aproveitamento sustentável das potencialidades regionais e o fortalecimento do sistema regional de ciência, tecnologia e inovação.
Segundo o Presidente do Polo Tecnológico de Navacchio, Alessandro Giari, a Itália caracteriza-se por um sistema de pequenas empresas que nascem, crescem, criam raízes e se espalham, através de parcerias que favorecem a conquista de outros mercados. Para ele, a integração acelera a competitividade.






