Um dia depois de encontrar-se com os chefe de governos da Grécia, George Papandreou, e da Espanha, José Luis Zapatero, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disparou as críticas contra a União Europeia, questionou a falta de controle sobre o sistema financeiro internacional e levantou dúvidas sobre a capacidade decisória do G20. O brasileiro também atacou o tempo de reação da Alemanha na crise dos déficits e disse que seu governo fez tudo o que precisava para enfrentar a recessão em três meses.
Em tom de ufanismo em relação ao Brasil e de dura reprovação sobre a Europa, Lula discursou a uma plateia de políticos, empresários e diplomatas presentes ao seminário “Aliança para a Nova Economia Global”, promovido na capital espanhola pelos jornais El País e Valor Econômico.
Enfatizando temas econômicos – mesmo em meio à crise diplomática gerada em torno do acordo com o Irã -, o presidente destacou repetidas vezes a saúde financeira da América Latina, e em particular de seu país. “O Brasil se transformará em uma grande potência econômica”, previu, em meio a louvores a seu governo.
Entre um e outro autoelogio, Lula apertou o gatilho. Primeiro, usou uma metáfora para comparar a crise ao vulcão islandês que pode jogar cinzas sobre a Europa a qualquer momento, paralisando o tráfego aéreo. A seguir, questionou: “Alguém poderia me responder por que a Alemanha demorou tanto tempo para ajudar a Grécia? Como pode a Europa tão poderosa demorar três meses para resolver o problema da Grécia?”
A seguir, respondeu, em nítida crítica às dificuldades europeias de obter consenso entre seus 27 membros. “É porque os países perderam o poder de fazer política monetária e estão dependendo de uma decisão coletiva, que de coletiva não tem nada. É quase que individual, porque quem tem mais dinheiro termina tomando a decisão”, disse.
Lula multiplica as críticas à União Europeia e à Alemanha
Em: 20 de maio de 2010
Presidente questiona falta de controle sobre sistema financeiro
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026


Apostas em bets avançam entre jovens e ampliam risco de dependência
19 de setembro de 2026

Durigan: depois da eleição, a questão da tarifa dos EUA tem de se resolver
19 de setembro de 2026

Flávio: Lula colocou tropa de choque para defender Alexandre de Moraes
19 de setembro de 2026


BNDES já recebeu R$ 8,2 bilhões em pedidos de crédito do Brasil Soberano em dois dias
19 de setembro de 2026

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026