Após manifestar apoio ao projeto de uma nova rodada de sanções contra o Irã, a Rússia deu início a uma troca de acusações com a República Islâmica, que passou a pressionar Moscou publicamente para apoiar seu programa nuclear.
O governo russo indicou que suas tentativas de resolver a crise “caíram em ouvidos surdos” do Irã, que permanece irredutível em suas medidas e a escalada de pressão sobre o Kremlin.
Tradicionais aliados, os dois países enfrentam agora uma de suas piores disputas em décadas.
Durante a conferência do Tratado de Não Proliferação na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), no mês passado, e também no período que antecedeu a assinatura do acordo entre Brasil, Irã e Turquia, a Rússia não deixou totalmente clara sua posição quanto às sanções.
Ao mesmo tempo em que mantinha seu elo bilateral com Teerã, o governo russo nunca apoiou publicamente o programa nuclear e seguiu comunicando às potências ocidentais que poderiam endossar as sanções.
Com o apoio de Moscou às sanções, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, voltou-se contra o presidente russo, Dmitri Medvedev, chegando a ameaçar tornar a Rússia um “inimigo” do regime iraniano.
Rússia pode se tornar “inimiga” do Irã
Em: 28 de maio de 2010
Após manifestar apoio ao projeto de uma nova rodada de sanções contra o Irã, a Rússia deu início a uma troca de acusações com a República Islâmica, que passou a pressionar Moscou publicamente para apoiar seu programa nuclear
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Com 11,4 milhões de passageiros, transporte aéreo cresce 2,5% em agosto
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Samba Manaus se aproxima da despedida
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Amazonas define representante para o maior campeonato de batalha de rima do Brasil
21 de setembro de 2026

Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama
21 de setembro de 2026

Petróleo fecha em queda com otimismo para oferta e negociações
21 de setembro de 2026