A maioria das bolsas asiáticas fechou perto da estabilidade, em compasso de espera pelos resultados do relatório sobre o mercado de trabalho dos EUA (payroll) que foi divulgado no final de semana. As bolsas de Hong Kong e da China, porém, receberam o estímulo de balanços corporativos e notícias domésticas.
Em Hong Kong, as ações do conglomerado Hutchison Whampoa e da incorporadora Cheung Kong lideraram a alta da bolsa depois que as duas companhias divulgaram fortes resultados no primeiro semestre. O índice Hang Seng fechou com avanço de 0,6%, aos 21 678,80 pontos. O grupo Hutchison Whampoa, cuja atuação engloba desde o setor de telecomunicações ao de imóveis, informou um aumento de 12% no lucro líquido semestral em relação ao do mesmo período do ano passado e suas ações dispararam 9,7%. A Cheung Kong Holdings informou um aumento de 4% no lucro líquido, na mesma comparação, e suas ações fecharam com alta de 3,9%.
Na China, as bolsas foram impulsionadas pela expectativa de que o governo facilite o acesso ao crédito bancário ainda este ano, bem como pelo esclarecimento dado pelo órgão regulador dos bancos sobre sua posição em relação à política de empréstimos imobiliários. O índice Xangai Composto avançou 1,4%, aos 2 658,39 pontos. O Shenzhen Composto subiu 1,9%, para 1.107,44 pontos.
Os bancos ficaram entre os maiores ganhadores, depois que a Associação dos Investidores Institucionais do Mercado Financeiro afirmou em seu relatório trimestral que o banco central pode diminuir o depósito compulsório dos bancos no terceiro trimestre Neste ano, o Banco do Povo da China já elevou a taxa do compulsório três vezes, para 17%. A associação, que é supervisionada pelo banco central, não apresentou um motivo para sua previsão. As ações do Bank of Communications subiram 2,5% e as do China Merchants Bank, 1,1%.
Já as ações das incorporadoras imobiliárias reverteram suas perdas depois que a Comissão Regulatória Bancária da China declarou que a série recente de testes de estresse nos empréstimos imobiliários dos bancos não representa sua avaliação sobre as tendências do mercado de imóveis ou uma mudança em sua política de crédito. Os papéis da Poly Real Estate Group ganharam 1,3% e os da China Vanke avançaram 0,1%.
No mercado de câmbio, o yuan voltou a subir em relação ao dólar, puxado pela demanda dos exportadores e pela inesperada redução na paridade central. O dólar no balcão era cotado a 6,7683 yuans por volta de 6h30 (de Brasília), abaixo do fechamento de quinta-feira, de 6,7719 yuans. A paridade central caiu para 6,7730 yuans por dólar, de 6,7783 yuans por dólar na quinta-feira.
A Bolsa de Taipé, em Taiwan, encerrou em alta, impulsionada pelos ganhos de empresas da China. O índice Taiwan Weighted avançou 0,3%, aos 7.963,30 pontos. A companhias alimentícias Taishan e Uni-President, com forte exposição no mercado chinês, subiram 3,2% e 2,1%, respectivamente.
A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul fechou estável, eliminando as perdas iniciais com caçadores de barganha e na expectativa da divulgação do payroll dos EUA.
O índice Kospi caiu apenas 0,03%, aos 1.783,83 pontos. Montadoras sofreram quedas com a realização de lucros após os ganhos de sessões anteriores. Hyundai recuou 2,4%; Kia Motors teve a mesma variação negativa.
Ásia fecha estável; yuan sobe com queda de paridade
Em: 9 de agosto de 2010
A maioria das bolsas asiáticas fechou perto da estabilidade, em compasso de espera pelos resultados do relatório sobre o mercado de trabalho dos EUA (payroll) que foi divulgado no final de semana
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026