Hotéis e Motéis são fiscalizados para regularização do licenciamento ambiental

Em: 14 de setembro de 2010
Os empreendimentos são de alta rotatividade e têm uma produção intensa de efluentes, que são produtos líquidos ou gasosos produzidos por indústrias ou resultante dos esgotos domésticos urbanos lançados no meio ambiente
Os empreendimentos são de alta rotatividade e têm uma produção intensa de efluentes, que são produtos líquidos ou gasosos produzidos por indústrias ou resultante dos esgotos domésticos urbanos lançados no meio ambiente

A Prefeitura de Manaus começou por hotéis e motéis das zonas Norte e Leste o trabalho de solicitação de regularização do licenciamento ambiental de empreendimentos de alta rotatividade que ainda não tenham um sistema adequado de tratamento de esgoto e não possuam licença ambiental para funcionar.
Desde o último dia 3, duas equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) estão percorrendo as duas zonas da cidade identificando os empreendimentos e fazendo a notificação dos responsáveis para que compareçam à sede da secretaria a fim de atender o cumprimento da exigência. Até a última sexta-feira (10), 15 estabelecimentos haviam sido notificados.
Durante todo o mês, empreendimentos situados em todas as outras zonas da cidade também serão visitados. “Começamos o trabalho pelas zonas Norte e Leste, porque o número de hotéis e motéis que surgem de modo improvisado e tem funcionamento irregular naquelas áreas tem crescido bastante. Dos 15 visitados até agora nenhum estava adequado ao que prevê a lei”, explicou o diretor de Qualidade e Controle Ambiental da Semmas, Norberto Magno.

Cumprimento e exigência

Os empreendimentos são de alta rotatividade e têm uma produção intensa de efluentes, que são produtos líquidos ou gasosos produzidos por indústrias ou resultante dos esgotos domésticos urbanos lançados no meio ambiente.
“Primeiro, verificamos se o estabelecimento cumpre a exigência do licenciamento ambiental e se possui estação de tratamento. Alguns possuem licença, mas não vem cumprindo a exigência da apresentação do laudo bismestral dos efluentes. Quem não tem estação é notificado a apresentar na sede da Semmas o projeto de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), junto com o pedido de licenciamento”, explicou o fiscal César Lopes.
Segundo ele, o trabalho terá continuidade junto a empreendimentos de outras naturezas, como clubes, empresas etc. A maioria dos hotéis e motéis visitados pela fiscalização utiliza o sistema de fossa sumidouro, considerado inadequado para esse tipo de estabelecimento.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar