O ministro da Fazenda, Guido Mantega, descartou, por enquanto, alterações nas alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) por conta da sobrevalorização do real frente ao dólar. “Todas as possibilidades estão abertas, mas apenas se o câmbio se comportar de forma inadequada. No momento, não se prevê mudança no IOF”, disse o ministro ao chegar ao prédio do Ministério na última terça-feira.
Mantega afirmou que não há movimentos excepcionais no mercado cambial que justifiquem uma mudança no imposto. Ele lembrou que o governo já vem adotando medidas no âmbito do Banco Central para evitar a valorização excessiva do real, como swap reverso para o mercado futuro. “O IOF é uma medida que se toma quando há um movimento fora do normal no âmbito das aplicações em renda fixa e na bolsa de valores”, destacou.
Conforme o ministro, ele e a equipe da Fazenda estão observando o mercado diariamente e repetiu que não há movimento que justifique um aumento do IOF, inclusive sobre capital estrangeiro. “É bom deixar claro que não é IOF para investimento externo. Isso nós nunca cogitamos, nem aplicamos”, enfatizou.
Mantega lembrou que o cenário atual é diferente de outubro do ano passado, quando o governo tributou o ingresso de capital estrangeiro devido ao aumento fora do normal de fluxo financeiro no país. “Num único mês, o volume chegou a US$ 13 bilhões. “Aí tomamos a medida (de tributar). Agora, não há esse mesmo movimento”, reforçou.
Mantega descarta alteração no IOF
Em: 30 de setembro de 2010
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, descartou, por enquanto, alterações nas alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) por conta da sobrevalorização do real frente ao dólar.
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026


Apostas em bets avançam entre jovens e ampliam risco de dependência
19 de setembro de 2026

Durigan: depois da eleição, a questão da tarifa dos EUA tem de se resolver
19 de setembro de 2026

Flávio: Lula colocou tropa de choque para defender Alexandre de Moraes
19 de setembro de 2026


BNDES já recebeu R$ 8,2 bilhões em pedidos de crédito do Brasil Soberano em dois dias
19 de setembro de 2026

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026