Dentro de pouco tempo, o polo naval do Amazonas pode ganhar novos investimentos. Um grupo de empresários de uma multinacional estrangeira do segmento naval com interesse em prospectar novos mercados esteve na sede da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus). O objetivo foi obter informações acerca do segmento instalado no Estado, bem como os benefícios concedidos pelo modelo ZFM (Zona Franca de Manaus) aos empresários interessados em fazer investimentos na região, incluindo parceria com empresas locais no setor metalúrgico.
Conhecido como um dos mais importantes produtores de sistema de reversores, o grupo empresarial planeja atuar na fabricação desse mesmo item, o que deverá “pesar” positivamente na balança comercial do Brasil, que importa grande parte do sistema de reversores de embarcações.
De acordo com a coordenadora de Estudos Econômicos e Empresariais da autarquia, Ana Maria Souza, as crescentes demandas surgidas recentemente por parte de empresários estrangeiros da área naval para implantação de novos empreendimentos na Zona Franca de Manaus mostra o grande potencial do segmento no Estado. Ela recorda que, desde o segundo semestre de 2010, comitivas da Itália, Espanha, Suíça, Coréia e China estiveram no Amazonas com o intuito de obter informações sobre o polo.
Para o presidente do Sindinaval, Matheus Araújo, as perspectivas para o segmento para este ano são bastante promissoras. Araújo destaca que, diferente dos demais polos instalados no país, o segmento naval do Amazonas conta com a vantaqem de ser incentivado por uma política de governo federal.
O Estado do Amazonas conta com aproximadamente 300 estaleiros em todo o Estado. Na orla de Manaus existem em torno de 60 estaleiros, porém, somente 26 são vinculados ao Sindnaval. Destes, apenas sete possuem cadastros na Suframa e usufruem dos benefícios do modelo Zona Franca de Manaus, razão pela qual é fundamental a construção de uma política de regulação do segmento, com vistas a trazer à formalidade as empresas do setor. Atualmente, são três os PPBs (Processos Produtivos Básicos) aprovados especificamente para o setor naval, entretanto, o segmento apresenta potencial para ampliação de novos PPBs que contribuirão para a formação da cadeia produtiva regional.
Polo Naval atrai interesse de novos empresários
Em: 13 de janeiro de 2011
Dentro de pouco tempo, o polo naval do Amazonas pode ganhar novos investimentos. Um grupo de empresários de uma multinacional estrangeira do segmento naval com interesse em prospectar novos mercados esteve na sede da Suframa
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026

Lula chama Trump de ‘amigo’ e diz que o alertou para não interferir nas eleições do Brasil
16 de setembro de 2026
