Produção de café deve cair 9,5% em 2011, aponta relatório da Conab

Em: 11 de maio de 2011
A produção brasileira de café este ano deve alcançar 43,54 milhões de sacas de 60 kg, representando queda de 9,5% em comparação com as 48,09 milhões de sacas colhidas em 2010
A produção brasileira de café este ano deve alcançar 43,54 milhões de sacas de 60 kg, representando queda de 9,5% em comparação com as 48,09 milhões de sacas colhidas em 2010

A produção brasileira de café este ano deve alcançar 43,54 milhões de sacas de 60 kg, representando queda de 9,5% em comparação com as 48,09 milhões de sacas colhidas em 2010. O resultado faz parte do segundo levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado ontem.
Os técnicos da Conab explicam em comunicado que o motivo da redução é a bienalidade do produto, que está no ciclo de baixa produtividade. A Conab avalia que houve leve redução da área de plantio, para 2,282 milhões de hectares, ou 0,31% menor (6.138 hectares) ante a safra passada (2,289 milhões de hectares).
De acordo com a Conab, a maior redução se dará na produção de café arábica, com queda de 12,6% (4,64 milhões de sacas). O arábica representa 73,9% da produção do país (32,18 milhões de sacas), cujo maior produtor é o Estado de Minas Gerais, com 67,9% do total (de 21,85 milhões de sacas).
Para a produção do robusta (conillon), a previsão indica um crescimento de 0,8%, ou seja, 90,7 mil sacas. O produto participa com 26,1% (11,36 milhões de sacas), com destaque da variedade para o Espírito Santo, com 71,2% (8,1 milhões de sacas) da produção.
De acordo com a Conab, as chuvas registradas a partir da última semana de setembro nas principais áreas produtoras, sobretudo nas regiões Sul e Zona da Mata de Minas Gerais e na maioria das áreas cafeeiras de São Paulo e Paraná, possibilitaram a elevação e a recuperação da umidade no solo. Com isso, houve estímulo para o florescimento.
Nas demais regiões, houve mais frequência e intensidade de precipitações em outubro, favorecendo o desenvolvimento das plantas, a indução e o pegamento da florada. A situação contribui para que a safra atual seja maior que a de 2009, quando a produção atingiu 39,47 milhões de sacas, quando considerados os anos de baixa bienalidade.
No primeiro levantamento, de janeiro passado, a Conab previa produção dentro de um intervalo entre 41,89 milhões e 44,73 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado, representando redução entre 12,9% e 7,9% ante 2010.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar