O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), afirmou ontem que a votação do novo Código Florestal depende do relator da proposta Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Sem querer assegurar a votação, Maia disse que o governo já apresentou uma contraproposta a Aldo e espera uma definição dele.
“Não tem nenhuma alteração no quadro da semana para cá. Não há acordo ainda, mas está se caminhando na medida de construir um acordo. A bola está no pé do relator. Ele tem a responsabilidade de construir um relatório que esteja mais próximo do que foi discutido pelos líderes e deputados nas últimas semanas. Se o texto estiver próximo daquilo que foi apresentado pelo governo, teremos uma votação tranquila”, comentou.
O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (PT-SP), disse que a contraproposta do governo inclui uma ajuda financeira para os agricultores que recuperarem as áreas de preservação permanente em margens de rios e encostas. Eles poderão abater suas dívidas a partir de um determinado número de hectares.
Teixeira afirmou ainda que o governo, no entanto, não pretende recuar na questão da isenção de reserva legal para propriedades com até quatro módulos fiscais. O governo insiste em que agricultores familiares e cooperativados possam ter a reposição da reserva legal flexibilizada.
O líder do PT admitiu que se o relator não apresentar um “texto de consenso”, o Palácio do Planalto vai trabalhar para que os aliados evitem a votação em plenário da proposta. “Isso vai ficar que nem escolha do papa pela Igreja Católica que só termina quando tem acordo”, disse.
Nos bastidores, lideres governistas dizem que a ameaça do Planalto de engavetar a proposta é uma estratégia para fazer Aldo e os ruralistas cederem.
Na semana passada, o governo mobilizou a base para evitar a votação do código e pediu mais tempo para tenta costurar um acordo. Até o momento, ainda não houve nenhuma alteração formal no texto.
Presidente da Câmara não garante votação
Em: 11 de maio de 2011
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), afirmou ontem que a votação do novo Código Florestal depende do relator da proposta Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026