O aumento da alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de 25% para 30% sobre serviços de telefonia é uma das saídas utilizadas pelo governo do Amazonas para corrigir falhas no sistema de arrecadação da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda). A afirmação é do deputado estadual Luiz Castro (PPS). O projeto de aumento do ICMS foi aprovado na tarde da última quinta-feira (22) na ALEAM (Assembleia Legislativa do Amazonas).
“Se essa falha continuar, vão querer aumentar o quê?”, indagou o deputado Luiz Castro. Segundo ele, a implantação do sistema de nota fiscal eletrônica está fragilizando a fiscalização. “Esse sistema tem muitos furos e é facilmente fraudável, principalmente nas operações interestaduais”, disse Luiz Castro. Ele explicou que, nesse sistema, o contribuinte declara um item e não se sabe se o que foi declarado corresponde de fato ao produto.
Outro ponto que estaria gerando falhas na arrecadação do Amazonas é a diminuição do trabalho de fiscalização feito pelos fazendários. O presidente do Sifam (Sindicato dos Fazendários do Amazonas), Jonatas de Oliveira, defende que os auditores fiscais fiscalizem o que entra e sai no Estado. “Há muita evasão de receita em função da falta de vistoria e fiscalização”, disse.
Para Luiz Castro, a diminuição de fiscalização acaba prejudicando a arrecadação, já que a Sefaz não tem uma estrutura que substitua o trabalho feito pelos auditores. “Os fazendários tinham uma atribuição de fiscalização muito mais ampla e foi retirada erroneamente”, afirma.
Uma das saídas para corrigir essas falhas e, consequentemente, aumentar a arrecadação seria melhorar o sistema de nota fiscal com o trabalho de fiscalização dos auditores fiscais. “É preciso que tenha uma inteligência da Sefaz pra acompanhar esse processo”, disse o diretor-presidente do Sifam.
A outra medida seria implantar sistemas inovadores que incentivam a arrecadação. Segundo o deputado Luiz Castro, o Estado de São Paulo implantou a Nota Fiscal Paulista. O usuário que escolhe por essa nota fiscal informa o CPF e é inscrito em um sistema de premiação da Secretaria da Fazenda.
“A pessoa vai comprar e pede a nota fiscal com o registro do CPF porque vai participar de sorteios da secretaria”, disse o deputado.
“Ao invés de onerar as contas de telefonia, o Amazonas pode incluir esse sistema ou buscar outros. É preciso ser criativo na arrecadação”, afirma Luiz Castro.
Modificação
no projeto
O projeto de aumento de ICMS, encaminhado pelo governo nesta semana, sofreu uma mudança: o imposto sobre o serviço de internet, que atualmente é de 25%, baixou para 20%.
O projeto também definiu o aumento de ICMS de 25% para 30% sobre serviços de telefonia, cigarros e bebidas alcoólicas.
O deputado estadual Marcelo Ramos (PCdoB) havia apresentado uma emenda pedindo que o imposto sobre a internet fosse zerado, seguindo regulamentação do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), mas o pedido não foi aceito.
Com o aumento confirmado, os consumidores podem se preparar para pagar contas mais caras em 2012. “As empresas, ao terem que recolher mais ICMS, repassam esse percentual para o consumidor. O preço vai aumentar e, de modo geral, a população terá que pagar mais caro”, disse o deputado estadual, José Ricardo (PT).
Nenhum representante da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) foi localizado ontem para responder as críticas do Sifam e da bancada oposicionista do governo do Estado.
Elevação de alíquota tenta corrigir falhas na arrecadação
Em: 23 de dezembro de 2011
O aumento da alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de 25% para 30% sobre serviços de telefonia é uma das saídas utilizadas pelo governo do Amazonas para corrigir falhas no sistema de arrecadação da Sefaz
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026


Apostas em bets avançam entre jovens e ampliam risco de dependência
19 de setembro de 2026

Durigan: depois da eleição, a questão da tarifa dos EUA tem de se resolver
19 de setembro de 2026

Flávio: Lula colocou tropa de choque para defender Alexandre de Moraes
19 de setembro de 2026


BNDES já recebeu R$ 8,2 bilhões em pedidos de crédito do Brasil Soberano em dois dias
19 de setembro de 2026

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026