A General Motors retomou em 2011 o título de maior montadora do mundo da rival Toyota, mas a companhia norte-americana enfrenta o desafio de ficar no topo este ano diante da recuperação da montadora japonesa após desastres.
A GM, que se recuperou de uma situação de concordata menos de três anos atrás, informou que vendeu 9,026 milhões de veículos no mundo no ano passado, alta de 7,6% sobre 2010. A marca Chevrolet teve recorde de vendas de 4,76 milhões de veículos.
A volta da montadora de Detroit ao topo do ranking acontece depois que a reestruturação financiada por recursos públicos dos Estados Unidos permitiu à empresa reduzir custos.
Acontece também depois que as vendas da Toyota caíram 6% em 2011, para 7,9 milhões de veículos, atingidas por severos cortes de produção após o terremoto e tsunami no Japão e enchentes na Tailândia.
A montadora japonesa está aumentando a produção para reconstituir estoques esvaziados e vai adicionar capacidade em mercados emergentes como Brasil e China este ano. Mas analistas afirmam que a empresa também enfrenta competição mais dura.
“O maior problema da Toyota é que, mesmo antes dos desastres naturais, as vendas não estavam crescendo”, disse o analista Kohei Takahashi, do JPMorgan.
“O ranking não é tão importante, mas eles precisam de uma estratégia convincente para ampliar as vendas”, afirmou, acrescentando que a Toyota está atrás de rivais como a Nissan no lançamento de carros pequenos para mercados emergentes.
Na tentativa de alcançar as rivais, a Toyota está construindo fábricas no Brasil, China, Tailândia e em outras partes, com meta de vender metade de seus veículos em mercados emergentes até 2015, ante nível de 40% agora.
As vendas globais da Toyota em 2011 incluíram as subsidiárias Daihatsu e Hino Motors e colocaram a montadora atrás da Volkswagen, que vendeu 8,16 milhões de veículos no ano passado.
GM recupera liderança mundial
Em: 21 de janeiro de 2012
A General Motors retomou em 2011 o título de maior montadora do mundo da rival Toyota…
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Com 11,4 milhões de passageiros, transporte aéreo cresce 2,5% em agosto
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Samba Manaus se aproxima da despedida
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Amazonas define representante para o maior campeonato de batalha de rima do Brasil
21 de setembro de 2026

Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama
21 de setembro de 2026

Petróleo fecha em queda com otimismo para oferta e negociações
21 de setembro de 2026