Um total de 468.493 motocicletas foi vendida no mercado interno, no primeiro trimestre do ano, registrando uma baixa de 7% em relação ao mesmo período de 2011 (503.646). A produção nacional também apontou queda, registrando a fabricação de 509.545 unidades nos primeiros três meses deste ano, ante 533.082 no ano passado –baixa de 4%. Os dados são da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).
Na análise mensal, março registrou a comercialização de 164.688 veículos, baixa de 5% sobre o ano passado e alta de 11% em comparação com fevereiro. Apesar do aparente crescimento sobre o mês passado, as vendas diárias no período (7.486 unidades) ficaram abaixo das do período anterior (7.844 unidades).
Já as vendas para o consumidor final (emplacamentos) apresentaram um leve avanço, de 1%, entre janeiro e março de 2012 em comparação com os primeiros três meses de 2011. O crescimento moderado seria resultado do empenho das marcas em campanhas promocionais e facilidades nas vendas.
“A baixa qualidade de vendas, com redução da margem de lucro, evitou uma queda nos emplacamentos no período. Com a restrição ao crédito e o estoque elevado, as redes de concessionárias foram forçadas a recuar os preços e darem descontos”, afirmou o assessor da presidência da Abraciclo, Moacyr Alberto Paes.
Produção e Exportação
Deixaram as linhas de produção 179.451 motocicletas em março, 17% acima do total fabricado em fevereiro. Aqui também vale salientar que as vendas diárias do período (8.157) ficaram praticamente estáveis, apenas 1% superiores às do mês anterior.
“Mesmo com quatro dias a mais em março, as vendas diárias mantiveram-se estáveis, o que ressalta o impacto do crédito no segmento”, acrescentou Paes.
Por sua vez, as vendas externas seguem em crescimento, apresentando uma recuperação em relação ao desempenho registrado em 2011. Com 22.473 unidades, as exportações no primeiro trimestre avançaram significativos 71% em relação ao ano anterior (13.170). No comparativo mês a mês, com 6.978 unidades comercializadas, março apresenta queda de 20% sobre fevereiro (8.737).
Com 35 anos de história e 11 associadas, a Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.
Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no PIM (Polo Industrial de Manaus) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o setor coloca o Brasil na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o setor de duas rodas gera em suas indústrias mais de 20 mil empregos diretos.
Produção e vendas caem no trimestre
Em: 10 de abril de 2012
Um total de 468.493 motocicletas foi vendida no mercado interno, no primeiro trimestre do ano, registrando uma baixa de 7% em relação ao mesmo período de 2011
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026