O fim das encomendas das festas de final de ano e o ainda lento processo de recuperação da atividade reduziram a o otimismo dos empresários da indústria em dezembro.
O Icei (Índice de Confiança do Empresário Industrial), medido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), caiu para 57,4 pontos em dezembro -redução de um ponto em relação a novembro.
O indicador revela a expectativa dos empresários sobre a economia, o que pode influenciar investimentos. A pontuação varia de 0 a 100. Valores acima de 50 apontam empresários confiantes.
Segundo a confederação, queda de confiança em dezembro deste ano foi mais significativa do que nos dois anos anteriores. A média histórica do Icei em dezembro é de 59,3 pontos.
De acordo com a pesquisa, o índice ficou estável na indústria da construção e na indústria extrativa. Já na indústria de transformação, o índice caiu em 19 dos 28 setores pesquisados.
Os empresários da indústria de grande porte são os mais otimistas -o Icei ficou em 58,2 pontos. Na indústria de médio porte, o índice é de 57, e nas pequenas empresas a confiança é mais baixa, de 56,1 pontos.
Na análise por regiões, a indústria está mais confiante no Nordeste. O índice chegou a 61 pontos na região, que é seguida pelo Centro-Oeste (59), pelo Sul (57,4), pelo Norte (55,5) e pelo Sudeste (53,8).
Além da confiança, o índice verificou a percepção dos empresários da indústria a respeito das condições atuais de mercado. Essa percepção passou a ser neutra em dezembro ao recuar para 50 pontos.
O índice é composto tanto pela percepção sobre as condições da economia brasileira e como das empresas. Em relação à economia, o índice, que já estava abaixo dos 50 pontos, caiu ainda mais para 46,7. Já quanto às empresas, a confiança chega a 51,8 pontos.
A pesquisa do Icei foi realizada entre 3 e 13 de dezembro com 2.319 empresas -das quais 815 são de pequeno porte, 917 médias e 587 grandes.
Índice de confiança recua em dezembro
Em: 18 de dezembro de 2012
Pesquisa da CNI mostra uma redução no otimismo dos empresários diante do lento processo de recuperação do setor
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026


Apostas em bets avançam entre jovens e ampliam risco de dependência
19 de setembro de 2026

Durigan: depois da eleição, a questão da tarifa dos EUA tem de se resolver
19 de setembro de 2026

Flávio: Lula colocou tropa de choque para defender Alexandre de Moraes
19 de setembro de 2026


BNDES já recebeu R$ 8,2 bilhões em pedidos de crédito do Brasil Soberano em dois dias
19 de setembro de 2026

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026