A Michelin, uma das maiores fabricantes mundial de pneus, oficializou seu regresso ao Dakar para ser a principal fornecedora da competição em 2013 e nos próximos três anos. O acordo foi divulgado em coletiva de imprensa que contou com a presença do diretor do Departamento de Competição do Grupo Michelin, Pascal Couasnon, e dos pilotos Marc Coma, Cyril Despres e Stéphane Peterhansel.
A Michelin está ligada ao Dakar desde 1982 e, desde então, contabiliza um total de 29 vitórias na categoria motos e 15 nos automóveis, sendo 12 alcançadas pela BF Goodrich. Uma marca que transparece o nível de competitividade e alto desempenho sob condições extremas.
Para Couasnon, são estes os atrativos que fazem do Dakar o maior rally do mundo. “O Dakar representa um espetáculo para os mais de 4,5 milhões de espectadores que o acompanham ao longo das pistas, assim como para os telespectadores que o seguem pela tevê. Os diversos estilos de pilotagem podem ser apreciados através de belas imagens enquadradas por paisagens únicas que a caravana atravessa. Mas o Dakar representa também um desafio à mobilidade do futuro, e são tais características contraditórias que a Michelin, a FIA e os organizadores do rally abraçaram com a finalidade de promover uma mobilidade mais segura e duradoura”, afirma.
O Dakar desembarca pelo quinto ano consecutivo na América do Sul após trinta anos de estadia no território africano. Em 2013 o Dakar também ganhou um novo destino. A largada foi realizada em Lima, no Peru no último dia 5, com chegada mantida para Argentina no dia 19 de janeiro, com previsão de 14 especiais em cerca de 9 mil quilômetros de trajeto. Ainda assim, não são apenas estes detalhes que chamam a atenção. Em 2013 serão 1.700 pessoas envolvidas diretamente com o Dakar, isso, levando em conta apenas competidores e equipes de apoio. No total, 53 nações estão representadas no certame deste ano.
O número de participantes inscritos também é algo para ser comemorado. Somente nos quadriciclos houve um recorde de inscrições, um total de 40. Já nos carros o número é de 161 veículos, enquanto na categoria caminhões serão 75 ao todo. Mais uma vez as motos serão as principais representantes do Dakar, com 196 competidores.
A missão da Michelin, líder mundial da indústria de pneus, é contribuir de maneira sustentável para a mobilidade das pessoas e dos bens. Dessa maneira, o grupo fabrica e comercializa pneus para todo tipo de veículo, incluindo aviões, automóveis, motocicletas, mineração e terraplenagem, caminhões e até mesmo para os ônibus espaciais da Nasa. A Michelin também presta serviços digitais de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e publica guias turísticos, guias de viagem, guias de hotelaria e de alimentação, mapas e atlas rodoviários.
Michelin e Dakar retomam parceria
Em: 18 de janeiro de 2013
Organização do rally e fabricante de pneus já comemoram retorno da edição 2013, e para os próximos três anos
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026


Apostas em bets avançam entre jovens e ampliam risco de dependência
19 de setembro de 2026

Durigan: depois da eleição, a questão da tarifa dos EUA tem de se resolver
19 de setembro de 2026

Flávio: Lula colocou tropa de choque para defender Alexandre de Moraes
19 de setembro de 2026


BNDES já recebeu R$ 8,2 bilhões em pedidos de crédito do Brasil Soberano em dois dias
19 de setembro de 2026

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026