O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15), considerado a prévia da inflação oficial, desacelerou para 0,68% em fevereiro ante 0,88% em janeiro graças à redução nos preços das tarifas de energia elétrica.
De acordo com dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 registra alta de 6,18%.
A meta de inflação do governo é de 4,5%, com margem de mais ou menos dois pontos percentuais. Em janeiro, a inflação oficial do país atingiu a maior taxa mensal em quase oito anos, ao subir 0,86%, e acumulando 6,15%.
Segundo o IBGE, o principal destaque foi a queda de 13,45 pontos nas contas de energia elétrica, item que exerceu o impacto mais significativo para a desaceleração do índice, retirando 0,45 ponto percentual do resultado. Sem isso, a inflação no mês teria superado 1%.
A tarifa elétrica compensou os aumentos de 2,26% nos valores do aluguel e de 1,33% do condomínio em fevereiro, fazendo com as despesas do grupo Habitação recuarem 2,17%, ante alta de 0,74% em janeiro.
O grupo Educação registrou a maior alta neste mês, de 5,49%, ante 0,33% em janeiro. A inflação do grupo Alimentação e bebidas acelerou um pouco no período, com alta de 1,74%, ante avanço de 1,45%.
Já as Despesas Pessoais mostraram desaceleração, com alta nos preços de 1,15% em fevereiro, ante 1,80% do mês anterior.
Com o objetivo de ajudar a controlar a inflação e estimular a economia, o governo reduziu as tarifas de energia em 18% para consumidores residenciais e em até 32% para consumidores industriais, agrícolas e comerciais.
A aceleração da inflação vêm alimentando apostas de alta da Selic -hoje na mínima histórica de 7,25% ao ano- ainda no primeiro semestre, assim como a expectativa de que a política cambial possa ser usada como ferramenta para contenção dos preços. Ainda assim, o mercado mantém por enquanto a perspectiva de manutenção da taxa básica de juros, de acordo com o Focus.
Inflação desacelera para 0,68% em fevereiro
Em: 25 de fevereiro de 2013
O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15), considerado a prévia da inflação oficial, desacelerou para 0,68% em fevereiro ante 0,88% em janeiro graças à redução nos preços das tarifas de energia elétrica
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026

Lula chama Trump de ‘amigo’ e diz que o alertou para não interferir nas eleições do Brasil
16 de setembro de 2026


STF retoma sesões após suspensão de casos Moraes e Mendonça
16 de setembro de 2026

Mark Zuckerberg critica apelos para desacelerar desenvolvimento da IA
16 de setembro de 2026

Cantora Mahmundi faz show no Encruzilhada Bar neste sábado (19/09)
16 de setembro de 2026

Mercado de beleza se divide entre preços baixos e luxo
16 de setembro de 2026