O deputado José Ricardo Wendling (PT) declarou, ontem, que vai ingressar com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) na Justiça do Amazonas, com pedido de liminar, para derrubar a lei nº 3.846, de 26 de dezembro de 2012, que fixa taxa de 3% em cima de todos os emolumentos e taxas de cartórios a ser destinado ao Fundo Especial da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
O Projeto é de iniciativa do Governo do Estado, aprovado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com voto contrário do deputado. “Votei contra esse projeto. Porque quem será penalizado com esse reajuste é a população que necessitar de qualquer serviço nos cartórios do Estado. Na prática, todas as taxas cartoriais ficarão mais caras”, esclareceu o parlamentar.
Inicialmente, o projeto do governo determinava que o reajuste fosse pago pelos cartórios, proposta apresentada e aprovada pela Aleam em dezembro de 2011.
Mas a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas recorreu, o Estado recuou e apresentou outro projeto (dezembro de 2012), prevendo que o percentual fosse cobrado diretamente em cima das taxas e emolumentos cartoriais, ou seja, dos cidadãos amazonenses. E é assim que a lei determina atualmente.
Ele também questionou sobre a necessidade de existir um Fundo Especial para a PGE, já que é um órgão do Estado, com funções institucionais.
Hoje, já há percentual dos cartórios destinados aos fundos do Tribunal de Justiça do Amazonas e da Defensoria Pública.
“Esses dois últimos fundos têm razão de existir por prestarem serviço à sociedade, diferente do Fundo da PGE, que presta serviço ao governo. Os procuradores do Estado já ganham um bom salário. O povo não pode ser sacrificado com taxas mais caras. É um abuso e um absurdo”, finalizou o deputado.
Deputado critica aumento de taxas cartoriais
Em: 14 de maio de 2013
O deputado José Ricardo Wendling (PT) declarou, ontem, que vai ingressar com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) na Justiça do Amazonas, com pedido de liminar, para derrubar a lei nº 3.846, de 26 de dezembro de 2012
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Samba Manaus se aproxima da despedida
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Amazonas define representante para o maior campeonato de batalha de rima do Brasil
21 de setembro de 2026

Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama
21 de setembro de 2026

Petróleo fecha em queda com otimismo para oferta e negociações
21 de setembro de 2026

Vôlei: Brasil vence Sul-Americano e está na Olimpíada 2028
21 de setembro de 2026

Lula diz que Trump demonstra a interlocutores que não interferirá nas eleições brasileiras
21 de setembro de 2026