As micro e pequenas empresas foram as responsáveis pela totalidade de contratações do mês de maio deste ano. Enquanto as médias e grandes reduziram seu efetivo em pouco mais de 11 mil pessoas, os pequenos negócios geraram 80.277 vagas de emprego, o que representa crescimento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado.
A maioria das vagas criadas em maio foi na região Sudeste, que teve 48.863 novas ofertas, seguida pelo Nordeste, com quase 13 mil novas contratações. “A proximidade da Copa das Confederações pode ter impulsionado as contratações nessas regiões. Tanto Belo Horizonte como Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Recife receberam três jogos durante essas duas semanas de competição”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
Os novos postos de trabalho foram criados por pequenos negócios de diferentes setores da economia. Como no resultado do mês de abril, o setor de Serviços foi o principal responsável pela geração de empregos com quase 35 mil vagas, que representou 43% do total de vagas criadas por essas empresas.
As atividades de comercialização e administração de imóveis, de transportes e comunicações e de alojamento e alimentação geraram juntas 27,5 mil novas vagas. “Os pequenos negócios vão continuar comandando a geração de empregos nos próximos meses e acreditamos que o setor de Serviços continuará a liderar esse bom desempenho das micro e pequenas empresas”, destaca Barretto.
O setor de Agropecuária retomou fôlego e foi o segundo responsável pelas contratações do período, com a geração de quase 21 mil novos empregos. O bom desempenho das culturas do café, da cana-de-açúcar e da laranja, no Sudeste do Brasil, impulsionou essa forte recuperação do setor. Até o momento, maio foi o período que apresentou o melhor resultado do ano na atividade rural. A Construção Civil ficou em terceiro lugar no ranking setorial, com 13.491 novas vagas.
O estudo do Sebrae é promovido mensalmente com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Pequenos geram mais empregos
Em: 4 de julho de 2013
As micro e pequenas empresas foram as responsáveis pela totalidade de contratações do mês de maio deste ano
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026