Fé, drogas, má distribuição de renda, criminalidade, juventude, terceira idade. O papa Francisco tratou de todos estes assuntos durante sua estada no Brasil, sem abrir mão da evangelização.
Carismático, simpático e forte, o Sumo Pontífice participou de uma overdose de eventos, teve superexposição e aproveitou cada oportunidade para deixar mensagens específicas, coroando de êxito sua primeira missão fora de Roma.
Seus discursos e homilias tiveram forte tom social, mas foi entre seus hermanos argentinos que ele revelou seu verdadeiro objetivo: fazer com que a Igreja volte a crescer.
Tudo o que ele fez, disse ou promoveu no Brasil durante a semana teve esse objetivo. Francisco sabe que a Igreja Católica perdeu muito espaço para os evangélicos no Brasil porque se afastou do cotidiano das pessoas, deixou de tratar de temas que permeiam a vida moderna e passou a se dedicar a várias atividades, porém não à evangelização.
Ao falar para os jovens, exortando-os a espalhar a mensagem do Evangelho e a não esmorecer diante das injustiças, ele estava dizendo subliminarmente que não adiantava empunhar um cartaz e sair na rua para protestar com o coração cheio de ódio. As mudanças que ele preconiza vêm dos sentimentos mais nobres, pregados pelo cristianismo.
Francisco apaziguou o Brasil. Reduziu a alguns gatos pingados as manifestações, mas não deixou de cutucar as autoridades, seja no momento em que falou de corrupção, seja dando a voz para os moradores de comunidades carentes denunciarem que os serviços públicos só retornaram ao local por causa da presença do Santo Padre.
Assim como nas parábolas bíblicas, as mensagens de Francisco precisam ser entendidas à luz de reflexões. Nem sempre o que ele disse se encerra na manifestação pública. Por vezes há intenção mais profunda que precisa ser entendida. De qualquer forma, ele deixa um legado importante não apenas para a juventude. E a Igreja Católica brasileira agradece.
As mensagens que Francisco deixou
Em: 29 de julho de 2013
Fé, drogas, má distribuição de renda, criminalidade, juventude, terceira idade
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Com 11,4 milhões de passageiros, transporte aéreo cresce 2,5% em agosto
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Samba Manaus se aproxima da despedida
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Amazonas define representante para o maior campeonato de batalha de rima do Brasil
21 de setembro de 2026

Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama
21 de setembro de 2026

Petróleo fecha em queda com otimismo para oferta e negociações
21 de setembro de 2026