Nos últimos dias, duas juntas médicas avaliaram o estado de saúde do deputado licenciado José Genoino (PT-SP), uma cumpriu determinação do STF para decidir se ele precisa ou não cumprir pena em prisão domiciliar. A outra foi feita sem autorização do tribunal, pela Câmara dos Deputados, para avaliar se o parlamentar pode ser aposentado por invalidez.
A junta médica do Hospital Universitário de Brasília concluiu que ele é portador de cardiopatia “que não se caracteriza como grave”. O laudo foi entregue ontem ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa. Com a base no documento, Barbosa vai decidir se Genoino, condenado na Ação Penal 470, o chamado mensalão, vai permanecer em prisão domiciliar temporária ou voltará para o Presídio da Papuda.
Foram indicados os seguintes médicos para fazer a perícia: Luiz Fernando Junqueira Júnior, professor de cardiologia da Universidade de Brasília e presidente da junta; Cantídio Lima Vieira, cardiologista e especialista em perícia médica; Fernando Antibas Atik, especialista em cirurgia cardiovascular; Alexandre Visconti Brick, professor de cirurgia cardiovascular, e Hilda Maria Benevides da Silva de Arruda, médica cardiologista do hospital universitário.
No laudo de oito páginas enviado ao STF, a junta médica descreve os problemas de saúde de Genoino e afirma que não é necessário tratamento domiciliar. Os médicos afirmam que ele deve receber acompanhamento médico periódico. De acordo com o laudo, Genoino está com “condição patológica tratada e resolvida.”
No documento, os peritos também afirmam que Genoino é portador de hipertensão “leve e moderada”, que é controlada por medicação. Os médicos recomendam dieta hipossódica, prática de atividade física, porém, concluem que não é imprescindível “permanência domiciliar fixa do paciente”.
Vale ressaltar que essa avaliação não sustenta o argumento de que o deputado estaria inválido para trabalhar e precisaria ser aposentado.
Duas equipes médicas avaliaram José Genoino
Em: 27 de novembro de 2013
Nos últimos dias, duas juntas médicas avaliaram o estado de saúde do deputado licenciado José Genoino (PT-SP), uma cumpriu determinação do STF para decidir se ele precisa ou não cumprir pena em prisão domiciliar
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026


Apostas em bets avançam entre jovens e ampliam risco de dependência
19 de setembro de 2026

Durigan: depois da eleição, a questão da tarifa dos EUA tem de se resolver
19 de setembro de 2026

Flávio: Lula colocou tropa de choque para defender Alexandre de Moraes
19 de setembro de 2026


BNDES já recebeu R$ 8,2 bilhões em pedidos de crédito do Brasil Soberano em dois dias
19 de setembro de 2026

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026