A CMM (Câmara Municipal de Manaus) terá cinco dias para elaborar a redação final do Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus e encaminhar para sanção do prefeito Arthur Neto (PSDB). O Plano Diretor foi aprovado no Plenário da CMM, na segunda-feira (16), contemplando 105 emendas apresentadas pelos vereadores e pela sociedade civil.
A partir da entrega do anteprojeto aprovado pelos parlamentares, o prefeito terá 15 dias para sancionar os três projetos de lei e os quatro projetos de lei complementares que compõem o Plano Diretor. As novas regras começam a valer a partir da sanção. Em caso de vetos, o prefeito tem 48 horas após os 15 dias para encaminhar à CMM.
“Em ocorrendo isso, os vetos somente deverão ser apreciados em fevereiro”, explicou a diretora legislativa Evelina Câmara. O retorno dos trabalhos legislativos na CMM ocorrerão no dia 10 de fevereiro com a leitura da mensagem do executivo pelo prefeito Arthur Neto.
Durante a votação do Plano que se estendeu até o início da noite desta segunda, os vereadores aprovaram 105 emendas ao Plano, quatro delas estavam com pareceres contrários do relator, mas foram destacadas pelos autores e aprovadas pela maioria, voltando a fazer parte do projeto como as emendas número 19, 39 e 40 ao projeto de lei complementar (PLC) nº 002/2013 – que dispõe sobre o Código de Obras e Edificações.
As propostas tratam de dar publicidade à decisão de exames e aprovação de projetos em um link específico da Prefeitura de Manaus e para acompanhamento de processos junto ao Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) em um site da prefeitura e em local visível. Elas foram aprovadas em Plenário.
A quarta emenda aprovada em Plenário foi a nº 50 ao PLC 001/2013, que busca fixar placas de ‘proibido estacionar’nos dois lados das principais artérias de grande movimentação e em um lado das vias dos bairros de Manaus, onde trafegam transportes coletivos e urbanos.
Houve mudanças também no projeto de lei 322/2013 (Normas de Uso e Ocupação do solo) que teve duas emendas retiradas do projeto e duas aprovadas. A primeira emenda rejeitada em Plenário foi a que limitava os gabaritos máximos a 18 andares -mantendo a proposta original do Plano Diretor de limitar a 25 andares -e a segunda foi a emenda que classificava as organizações religiosas em tipo 1 (emenda 001). No lugar desta última, a Comissão Especial do Plano apresentou e aprovou uma substitutiva que torna possível classificar as organizações religiosas em tipo 1, 2 ou 3, de acordo com o tamanho do templo.
CMM tem cinco dias para enviar redação
Em: 18 de dezembro de 2013
A CMM (Câmara Municipal de Manaus) terá cinco dias para elaborar a redação final do Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus e encaminhar para sanção do prefeito Arthur Neto
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ônibus voltam a circular em Manaus após paralisação por atraso no pagamento
22 de setembro de 2026





Fazenda: projeção de alta do PIB de 2026 cai de 2,3% para 2,0%
22 de setembro de 2026

Nova regra da CNH permite aulas com instrutor autônomo
22 de setembro de 2026

“O Brasil não cabe no quintal de ninguém”, diz Lula em discurso na ONU
22 de setembro de 2026