A disputa existe no Sambódromo. Baseado no lema do presidente do GRES Mocidade Independente de Aparecida, Luiz Pacheco, o projeto “Aparecida Convida’” tem reunido pessoas de todas as comunidades na quadra da Soberana aos domingos (localizada na rua Ramos Ferreira, 102 – Centro). Sempre com duas bandas de pagode e o tradicional ensaio da bateria, a festa marca uma nova etapa do Carnaval amazonense.
Idealizado pelo diretor geral da Escola, Fabrício Nascimento, o evento recebeu entre os meses de novembro e dezembro as agremiações dos grupos de acesso e começou o ano homenageando o Berço do Samba, com a convidada da Praça 14 de Janeiro: Vitória Régia. “A idéia é acabar com o clima de competição durante o ano e promover o respeito mútuo entre as escolas”, destaca o locutor do programa Samba na Madrugada, na Rádio Difusora FM.
Desta vez, a convidada de honra Sem Compromisso traz as cores amarelo e preto para a quadra da ‘Pareca’ (apelido carinhoso dado pelos torcedores à agremiação). A festa conta ainda com as bandas Amizade do Samba e Nosso Jeito.
Ingressos variam de R$ 5 a R$ 20 por pessoa e podem ser comprados na bilheteria. “No começo, foi difícil para a comunidade entender o motivo da cobrança, mas quem vai conferir, entende que não é só mais um ensaio!”, comenta Pacheco. A Aparecida é a primeira agremiação amazonense a construir uma quadra climatizada no Amazonas aos moldes das escolas cariocas.
Na próxima semana (19), a Balaku Blaku é quem assume o palco. É só agendar para cair no samba!
Primeira quadra climatizada do Amazonas
Desde que assumiu a presidência da agremiação, em 2010, Luiz Pacheco já pensava em como realizaria a reforma da quadra. Engenheiro civil de formação, ele é responsável pelo projeto que torna a Mocidade Independente de Aparecida a primeira escola de samba amazonense com um espaço próprio climatizado e adaptado para grandes eventos que fomentem a cultura popular.
“Não tínhamos recursos próprios para arcar com todas as obras e, a partir daí, buscamos parceiros e um convênio com o governo do Estado do Amazonas”, lembra o representante. “A dificuldade não se limitava em reformar, tinha que ser rápido também,” completou.
Primeira etapa foi realizada ainda no primeiro ano de gestão (2010) e a conclusão se deu em 2013. A quadra foi entregue em março do ano passado e o Butiquim da Pareca, em maio.
Atualmente, a Mocidade Independente de Aparecida tem o orgulho de apresentar ao público um espaço dividido da seguinte maneira: Um bar principal (batizado de Butiquim da Pareca), palco com 300 metros quadrados, salão, seis frisas, quatro camarotes laterais, um espaço privilegiado para a bateria, dois camarotes frontais, quatro banheiros principais, quatro banheiros secundários, sala da diretoria, sala da diretoria Financeira, sala da Comissão de Carnaval e a Galeria de Troféus.
FIQUE POR DENTRO – Quando tudo começou
A Mocidade Independente de Aparecida foi fundada no dia 15 de março de 1980, no bairro de Aparecida (antigo bairro das Cornetas e bairro dos Tócos e “Das Cajazeiras”), na Zona Sul de Manaus, a partir de uma dissidência da Em Cima da Hora, pois começou a partir de uma ala desta chamada “Alô, Alô Aparecida”.
Teve como seu primeiro presidente o César Bandeira e já no seu desfile de estréia em 1981 ganhou o título de campeã do carnaval de Manaus em conjunto com sua madrinha azul e branco – a Em Cima da Hora (em 1981 houve duas campeãs). A escola possui as cores verde e branco, inspiradas nas cores da Mocidade Independente de Padre Miguel do Rio de Janeiro.






