P elo menos 150 funcionários dos Correios do Amazonas aderiram à greve nacional que teve início na quinta-feira (30). A decisão foi tomada durante assembleia realizada na semana passada, na Praça do Congresso, no Centro de Manaus. De acordo com a assessoria de comunicação dos Correios, a distribuição de correspondências não deve ser comprometida. Outra assembleia foi realizada pela categoria ontem, quinta-feira.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Amazonas, Carlos Clei, os funcionários reivindicam a manutenção do plano de saúde oferecido, e querem que o trabalho dos carteiros nas ruas seja limitado ao turno da manhã.
“Incluímos também como eixo de campanha a luta para ver se conseguimos limitar a entrega só pela manhã, para que a gente consiga tirar da rua os trabalhadores que ficam expostos aos raios solares e altas temperaturas durante a tarde”, disse.
Os funcionários querem a continuidade do plano Correios Saúde, conforme determinação do TST (Tribunal Superior do Trabalho), que foi emitida depois da última paralisação realizada pela categoria, em outubro de 2013. Segundo os grevistas, os Correios pretendem passar a adotar o plano Postal Saúde, que e é submetido às normas da ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar).
“Com a mudança vamos passar a pagar mais. Nosso piso é um dos piores pisos das estatais. O piso é de R$ 1.080. O atual plano é gerido pelo Correio, que quer jogar para uma empresa privada gerir e nos transformar em associados. Nosso plano de saúde vai passar a ter que pagar taxas e mensalidades. Não temos condições financeiras para isso”, afirma o presidente do sindicato.
De acordo com a assessoria de comunicação dos Correios no Amazonas, para que a distribuição de correspondências não seja comprometida, a empresa vai trabalhar para garantir o serviço usando um plano de contingência. Mais informações foram passadas na quinta-feira, segundo a assessoria.
Os grevistas se reuniram na praça do Congresso, a partir das 7h30. Eles realizaram nova assembleia ontem, quinta-feira. Pelo menos outros 15 sindicatos aderiram ao movimento grevista em outros Estados do Brasil, segundo informações do sindicato local.
GREVE DOS CORREIOS
Em: 31 de janeiro de 2014
Funcionários aprovam greve no AM – Sindicato estadual aderiu a movimento grevista nacional e correios devem parar
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Com 11,4 milhões de passageiros, transporte aéreo cresce 2,5% em agosto
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Samba Manaus se aproxima da despedida
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Amazonas define representante para o maior campeonato de batalha de rima do Brasil
21 de setembro de 2026

Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama
21 de setembro de 2026

Petróleo fecha em queda com otimismo para oferta e negociações
21 de setembro de 2026