Capelães e Navegações

Em: 30 de setembro de 2014
Lanterna Mágica
Lanterna Mágica

O Brasil, desde seu surgimento, teve presente a marinha e a religiosidade. Foi através das naus portuguesas que em 22 de abril de 1500 chegaram os primeiros lusitanos e, logo em seguida, rezada a primeira missa no famoso Ilhéu da Coroa Vermelha, no dia 26. Poderíamos dizer que Frei Henrique Soares fora o primeiro capelão a aportar no Brasil. A tradição foi mantida. Ainda hoje o Capelão, ministro religioso, é membro presente nas Forças Armadas. Na marinha é chamado de Capelão Naval. Trata-se de uma pessoa com formação teológica que ingressa nos quadros da corporação através de concurso público. Depois de formado passa a ocupar o posto de 2º Tenente, podendo chegar até ao posto de Capitão de Mar e Guerra. Hoje comemoramos o Dia do Capelão da Marinha e o Dia das Navegações e como temos abordado nesta coluna, o cinema nunca está inerte. O tema “Marinha”, além de instigante nos proporciona filmes maravilhosos produzidos em todo o mundo. São filmes de naufrágio e amor, como é o caso de Titanic, são filmes de ação, de guerra, de superação e por aí vai. Nossa sugestão é o filme São Vicente de Paulo. A história, estrelada por Pierre Fresnay, narra que ele teve uma infância extremamente pobre e sofrida, e passou muitos anos trabalhando como escravo. Anos depois, ao tornar-se padre, começou os primeiros trabalhos humanitários de caridade, trabalhando para trazer paz e harmonia entre os nobres e os pobres durante o século 17, na França, numa época em que a peste negra dizimava milhares de vidas. Este filme é um dos melhores retratos biográficos religiosos já produzidos, vencedor de um Oscar, um Globo de Ouro, e um prêmio de melhor ator do Festival de Veneza para Pirre Fresnay. Outro filme bastante interessante é Capitão Phillipps, o novo filme de Tom Hanks, que retrata o heroísmo de um marinheiro católico baseado na história real que narra o resgate do capitão de um navio cargueiro sequestrado por piratas em 2009 nas costas da Somália e retrata o heroísmo do comandante Francis Xavier Castellano –interpretado por Yul Vazquez –que a bordo do navio Bainbridge perseguiu os piratas, estabeleceu comunicação com eles e tentou acalmá-los numa tensão que durou 72 horas. Fica aqui nossa homenagem aos abnegados marinheiros religiosos, aos Capelães, responsáveis por levar a paz e o amor puro de Deus aos corações e mentes em conflito, seja em tempos de guerra ou na paz. Até o próximo encontro!

Sugestão de filmes relacionados à marinha

São Vicente de Paulo, O Capelão das Galeras – o filme completo (legendado) poderá ser visto através do http://www.youtube.com/watch?v=fRAcK5kgYUw
Capitão Phillips – é um filme de ação e suspense biográfico estadunidense, dirigido por Paul Greengrass e estrelado por Tom Hanks, lançado em 10 de outubro de 2013 na Austrália, com direção de Paul Greengrass, recebeu o Prêmio BAFTA de Cinema, de Melhor Ator Coadjuvante e o Writers Guild of America Award de Melhor Roteiro Adaptado, além de ter sido indicado para o Oscar de melhor filme.
Maré Vermelha (1995) – filme de Tony Scott, com Gene Hackman e Denzel Washington, conta a história de militares russos rebeldes que roubam armamento nuclear e ameaçam detonar o mundo ocidental. Um submarino americano é convocado para salvar a raça humana.
K-19: The widowmaker – Filme de 2002 sobre a guerra fria estrelado por Harrison Ford, conta a história do submarino russo obsoleto encarregado de explodir uma bomba nuclear na atmosfera, sobre o Polo Norte, no auge da Guerra Fria. Depois de detonar a bomba, o submarino ficou à deriva, e sua tripulação teve que ser socorrida pelos navios norte-americanos.
U-571 – Dirigido por Jonathan Mostow, esse filme de 2000 tem Mathew McCounaghey, Bill Paxton, Harvey Keitel e Bon Jovi. Conta a história da tripulação de um submarino aliado que, em 1941, tem como missão capturar um equipamento que decifra o Código Enigma, usado pelos nazistas para informar seus u-boats sobre a posição dos inimigos.
A Força do Destino – Richard Gere entra para a academia de cadetes da marinha e, para tornar-se piloto, tem que submeter-se a 13 semanas de torturante treinamento. O sargento malvado era a melhor coisa do filme, tanto que deu a Louis Gosset Jr. o Oscar de ator coadjuvante.
Annapolis – James Franco aspira entrar para a renomada academia militar de Annapolis e acaba conseguindo por influência de um deputado e por seu talento como boxeador, mas terá que passar por grandes desafios , incluindo um sargento sádico, que não aceita sua entrada.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar