Em Santiago, onde participa da Cúpula Ibero-Americana, o presidente venezuelano fez várias referências, em tom irônico, ao anúncio feito na última quinta-feira pelo governo brasileiro sobre a existência de novos campos de petróleo, que ampliam em mais de 50% as reservas totais no país.
“O Brasil agora pode ingressar na Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) com esta grande quantidade que conseguiu”, afirmou Chávez. “Se é que isso é certo. Oxalá!”, completou.
Em outro momento do discurso, Chávez propôs a criação de uma empresa conjunta, que já batizou de Petroamazonia, a exemplo de outras empresas que já existem na Venezuela.
“Lula, agora que tu és um magnata petroleiro, que o Brasil tem tanto petróleo, te proponho que juntemos esses mecanismos de cooperação com países que não têm petróleo, com países que não têm possibilidade de pagar US$ 100 o barril”, afirmou.
O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse que a criação de uma empresa para vender petróleo subsidiado não está em discussão no governo brasileiro. “Não tem nenhum sentido”, afirmou.
Garcia disse que o discurso do presidente venezuelano foi “uma forma simpática” de tratar do assunto e que, mesmo com a novas reservas, o Brasil não será um concorrente para a Venezuela em termos de petróleo.
O discurso do presidente Chávez durou 25 minutos e acabou sendo o último da sessão de discursos da manhã.
A presidente do Chile e presidente da reunião, Michele Bachelet, encerrou a sessão para o almoço oficial e não informou se os demais presidentes inscritos para falar teriam oportunidade de fazê-lo durante a tarde ou no sábado.
O presidente Lula pretendia falar sobre os programas sociais do governo, defendendo, ao mesmo tempo, a política macroeconômica adotada nos últimos anos, afirmando que ela permitiu o crescimento econômico e a geração de empregos.
O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais disse que o presidente Luiz Inácio deve falar sobre o assunto em outro momento, provavelmente num discurso mais longo do que os cinco minutos que haviam sido preparados para a sessão que foi realizada pela manhã.






