Shoppings apostam alto para atrair clientes

Em: 13 de janeiro de 2016
https://www.jcam.com.br/shopping.jpg

Para se adaptar ao novo comportamento do consumidor, não basta seguir a tradicional cartilha do varejo. Segundo especialistas, é preciso fazer mais e melhor. Além de transformar a venda em uma experiência de compra, também é necessário comunicar-se de forma objetiva e personalizada com o público-alvo. E ainda, lançar mão da tecnologia, sem descuidar do atendimento primoroso. Essas são algumas estratégias que podem atrair o consumidor para os grandes centros de compras, mas as liquidações e promoções continuam sendo os fortes aliados dos shoppings, em Manaus, observaram o marketing e as assessorias de comunicação.

Ontem, aconteceu a primeira liquidação do ano no Manauara Shopping. Com direito a itens com descontos entre 25% até 70% na maioria de suas lojas, a “Terça Revolucionária”, acabou sendo uma oportunidade única de compra para o público de Manaus. Com o mote “Pelo direito de pagar menos”, a liquidação incluiu estacionamento gratuito durante toda a terça-feira (12), além de horário de funcionamento ampliado, das 9h às 23h, e som ao vivo com performance de DJ’s.

De acordo com o superintendente Rodrigo Galo, a campanha é inédita na cidade. “Reunimos um grande número de lojas para oferecer vantagens reais aos consumidores. Definimos um período de curta duração, de apenas um dia, para que os lojistas pudessem proporcionar oportunidades realmente atrativas e relevantes aos nossos clientes”, disse.

No Amazonas Shopping Center, o tradicional centro de compras da cidade, preparou uma atração especial para férias, o “Mar de Bolinhas”, onde toda a família poderá se divertir e fazer as compras com segurança. São mais de 250 mil bolinhas reunidas num só espaço para diversão de crianças e adultos. A inauguração será na próxima quinta-feira (14), das 10h às 22h, os preços são promocionais.

O Millennium Shopping não terá liquidação organizada pelo marketing do empreendimento. No entanto, várias lojas estão com suas próprias promoções, como por exemplo, a Zinzane, Ancolie e Kamila Modas. Já o Shopping Ponta Negra fará liquidação, mas ainda está finalizando os preparativos para o lançamento da próxima campanha, segundo informações da assessoria de comunicação.

Segundo o coordenador de marketing do Studio 5 Festival Mall, Marciel Veras, as liquidações no empreendimento comercial da zona sul da cidade, começam a partir do mês que vem, mas as promoções espontâneas dos lojistas estão em pleno vapor, atraindo o consumidor para as compras com descontos que variam de 20% até 50%. “As nossas campanhas de liquidação, que envolve todas as lojas, vão ter início em fevereiro e março, depois seguem o calendário anual. Os lojistas tem toda a liberdade de promoverem suas promoções ao longo do ano”, explicou.

No Studio 5, por exemplo, as lojas Ravanelli, Charmosa e Colombo estão com produtos em promoção. São artigos do mixe de vestuário e calçados com descontos promocionais de até 50% ou cinco peças por R$ 179,95, ou ainda, sete peças pelos mesmos R$ 179,95 no cartão da loja Colombo. A promoção é válida até a duração do estoque.

Nos shoppings das zonas norte e sul da cidade, o consumidor também encontra lojas com alguns produtos em promoção. Mas as campanhas de liquidação ficaram mesmo para depois do carnaval, segundo as assessorias de comunicação.

IBOPE

De acordo com a pesquisa ‘A crise no mundo’, realizada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) em parceria com a rede World Wide Independent Network of Market Research, 52% da população de 25 países estudados, entre eles o Brasil, já diminuíram suas despesas com vestuário, calçados e acessórios, 48% deixaram de comprar móveis e eletrodomésticos e o mesmo percentual tem ido menos ao cinema, shows e restaurantes.

De acordo com o diretor do Instituto Observatório de Sinais, Dario Caldas, as pessoas passaram a repensar o estilo de vida consumista como um todo e a adotar novos limites para definir o que é essencial e o que é supérfluo. “Há no ar uma desafeição pelo consumo”, avaliou o especialista em tendências de consumo e comportamento. Por isso, é necessário ampliar o leque e, até mesmo, rever as estratégias de vendas para cativar o novo consumidor, em tempo de crise econômica e institucional, onde a credibilidade faz toda a diferença.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar