A FMT-HVD (Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado), vinculada à Susam (Secretaria Estadual de Saúde), e o Instituto Butantan, anunciam na quinta-feira (30) o início, em Manaus, dos testes da vacina contra a dengue, que está sendo desenvolvida pela instituição de pesquisa paulista, com o apoio do Ministério da Saúde. A FMT-HVD é um dos 14 centros de pesquisa escolhidos, no Brasil, para executar esta que é a terceira e última fase dos estudos sobre a vacina, antes que ela possa ser submetida à Anvisa para registro.
O anúncio dos testes na capital amazonense acontecerá, às 10h30, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Arthur Virgílio, da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), que será parceira da FMT no estudo, em Manaus. Na ocasião, serão vacinados os primeiros voluntários. Estarão presentes no evento, o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil e o superintendente da Fundação Butantan, Carlos Magalhães. O secretário adjunto de Atenção Especializada da Capital, Wagner Souza, representará o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias, que participa em Brasília da assembleia nacional do Conass (Conselho de Secretários de Saúde). Pela FMT, participarão a diretora-presidente Graça Alecrim e o diretor de Ensino e Pesquisa Marcus Lacerda, que coordenará o estudo em Manaus. A prefeitura estará representada pelo secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Filho Neto.
Em todo o país, os testes deverão abranger a vacinação e o acompanhamento de 17 mil voluntários, distribuídos em 13 cidades, nas cinco regiões brasileiras. A diretora-presidente da FMT, Graça Alecrim, explica que, em Manaus, o estudo prevê a vacinação de 1,2 mil voluntários, que passarão a ser acompanhados por um período de 5 anos, para verificar a eficácia e a duração da proteção da vacina. A previsão é que os 1,2 mil voluntários estejam todos vacinados em até um ano. A vacina que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan é destinada a imunizar contra os quatro sorotipos da dengue (1, 2, 3 e 4). Embora o acompanhamento dos voluntários deva se estender por 5 anos, é possível que os resultados parciais do estudo permitam solicitar o registro do novo imunobiológico na Anvisa.
FMT e Butantan anunciam testes da vacina contra dengue
Em: 29 de junho de 2016
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026