Em votação realizada na manhã desta quinta-feira (7), a Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas) aprovou duas mensagens de autoria do governo do Estado, sob os n°s 41 e 42/2016. A primeira mensagem encaminhou o Projeto de Lei Complementar nº 06/2016 alterando a lei n° 1.639 de 30 de dezembro de 1983 e reformulou a Lei Orgânica da PGE (Procuradoria Geral do Estado). A segunda diz respeito ao projeto de lei n° 131/2016 que autoriza o Poder Executivo Estadual a realizar compensação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) com a Sociedade Empresária Petrobras.
Sobre a proposta de compensação do ICMS, o secretário Estadual da Fazenda, Afonso Lobo, expôs aos deputados estaduais na sessão de quarta-feira (6), detalhes sobre o teor da proposta. Lobo explicou que o Amazonas tem uma discussão antiga com a Petrobras sobre o cálculo de royalties e das participações especiais que são recolhidos para a ANP (Agência Nacional de Petróleo) e que posteriormente são redistribuídos para os Estados, municípios e união.
A compensação do ICMS vai garantir ao Amazonas a arrecadação de recursos na ordem de R$ 150 milhões, que serão divididos entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de acordo com emenda apresentada pelo deputado Bosco Saraiva. “Esses recursos vão ser importantes porque todos os Estados brasileiros enfrentam uma grave crise econômica; então, será um recurso muito bem-vindo para ajudar na superação dos problemas que temos hoje de receita no Amazonas”, observou o secretário Afonso Lobo.
Os parlamentares aprovaram também projeto de lei nº 176/2015, do deputado Platiny Soares (DEM) que dispõe sobre a obrigatoriedade dos hospitais públicos e privados, conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde) ou a rede particular, a informar através de afixação de cartaz, o direito de acompanhante à parturiente.
Outro Projeto de Lei aprovado foi o de n° 99/2016, de autoria do deputado estadual Bi Garcia (PSDB), que concede o “Título de Cidadão do Amazonas” para o deputado federal Arthur Virgílio do Carmo Bisneto (PSDB).
Aleam aprova projeto do ICMS da Petrobras
Em: 8 de julho de 2016
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

IA cresce em pequenas empresas, mas dados limitam resultados
22 de setembro de 2026

Ônibus voltam a circular em Manaus após paralisação por atraso no pagamento
22 de setembro de 2026





Fazenda: projeção de alta do PIB de 2026 cai de 2,3% para 2,0%
22 de setembro de 2026

Nova regra da CNH permite aulas com instrutor autônomo
22 de setembro de 2026