O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a economia norte-americana “parece entrar em recessão’’. De acordo com o ministro, o Brasil não está imune à crise, apesar de estar em uma situação melhor que no passado.
“Parece que a economia americana vai entrar mesmo em recessão, ou vai ter um crescimento mais moderado, que pode afetar o comércio internacional’’, afirmou.
Guido Mantega disse ainda que o fato de o Brasil ter reservas elevadas ajuda o país a enfrentar o problema. “Quem tem reserva tem menos risco. A pneumonia quem pegou foram eles, e nós não tivemos nem um resfriado ainda’’.
O ministro reafirmou que o PIB (Produto Interno Bruto) de 2007 de-ve ficar entre 5,2% e 5,3% -o número oficial será divulgado hoje pelo IBGE.
Mantega anunciou ainda que o governo federal estuda permitir que empresas exportadoras deixem no exterior todo o valor arrecadado com a venda de seus produtos.
Atualmente os exportadores precisam respeitar a chamada cobertura cambial, onde elas têm que internalizar (trazer ao país) 70% do valor arrecadado com as vendas.
Trata-se de uma das mais importantes reivindicações do setor industrial para amenizar os efeitos da desvalorização do dólar.
“Até é possível que possamos acabar com a cobertura cambial. Na Lei das ZPEs (Zonas de Processamento de Exportações) tem a nossa concordância para acabar com a cobertura cambial em todos os projetos de exportação’’, disse Mantega. A Lei das ZPEs está em tramitação no Congresso Nacional.
O ministro negou, no entanto, que o governo federal prepara um pacote para ajudar a desvalorizar o real. Perguntado se existem estudos para aumentar o IR de investidores estrangeiros, Mantega disse que “até agora, são apenas especulações’’.
Para Mantega, EUA vão entrar em recessão
Em: 11 de março de 2008
Mantega anunciou que o governo federal estuda permitir que empresas exportadoras deixem no exterior todo o valor arrecadado com a venda de seus produtos.
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026


Nanoempreendedor está livre do CNPJ Técnico
18 de setembro de 2026

‘Passagem secreta’ e mais de R$ 700 mil: o que a polícia encontrou na casa de Milton Leite
18 de setembro de 2026

Flávio Bolsonaro repete estratégia do pai e recruta ‘fiscais’ para as eleições
18 de setembro de 2026

Brasil terá programa Tax Free para devolver CBS e IBS a turistas estrangeiros
18 de setembro de 2026

Cultura no DNA: Titãs volta aos palcos da Nilton Lins após show histórico na década de 90
18 de setembro de 2026

Sindifisco-AM realiza palestra sobre equilíbrio fiscal e desenvolvimento econômico
18 de setembro de 2026