O diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Jamil Gomes de Souza, reúne-se em Manaus com fiscais agropecuários federais e dos serviços estaduais de defesa agropecuária. Eles vão discutir ações e estratégias para o avanço do programa de erradicação da febre aftosa na Região Norte do país.
Hoje, os Estados de Rondônia, Acre, o Centro-Sul do Pará, além dos municípios de Boca do Acre e Guajará no Amazonas, são considerados, pelo Mapa, áreas livres de febre aftosa com vacinação. Mesmo assim a Região Norte ainda é considerada de alto risco ou risco desconhecido.
O maior rebanho bovino da Região Norte, estimado em 12 milhões de cabeças, está em Rondônia, seguido pelo Maranhão com seis milhões. A porção norte do Pará, que ainda não está livre de aftosa, possui cerca de quatro milhões de cabeças. Acre e Amazonas aparecem depois com 2,5 milhões e 1,8 milhão, respectivamente. Os menores rebanhos da região estão em Roraima, com 800 mil, e Amapá com 600 mil cabeças.
Mapa discute estratégias de combate à aftosa
Em: 27 de março de 2008
Reunião
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro
18 de setembro de 2026

O boom do mercado livre de energia no Brasil e a busca por contratos verdes
18 de setembro de 2026

Seca no Norte pode elevar custo de transporte de contêineres em até 150%, diz consultoria
18 de setembro de 2026

Justiça Eleitoral rejeita cerca de 1,2 mil registros de candidatura
18 de setembro de 2026

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026