Juros devem ficar ainda mais altos em 2008

Em: 31 de março de 2008
Segundo o boletim Focus, do BC, a taxa básica (Selic) deverá terminar 2008, em 12% ao ano
Segundo o boletim Focus, do BC, a taxa básica (Selic) deverá terminar 2008, em 12% ao ano

Ao anunciar que chegou a estudar um aumento nos juros para conter o crescimento do consumo, o Banco Central fez com que o mercado financeiro alterasse as projeções para o ano. Os analistas trabalham agora com a possibilidade da autoridade monetária elevar a Selic ainda neste ano. Segundo o boletim Focus, divulgado semanalmente pelo BC, a taxa básica deverá terminar o ano em 12% ao ano, contra 11,25% previstos anteriormente. A previsão para o crescimento da economia também foi elevada.
Na ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), o BC informou que um aumento da Selic foi estudado pelos membros do colegiado como forma de conter o aquecimento da economia brasileira. O temor era de que as empresas não conseguissem atender ao aumento da demanda. No entanto, eles decidiram por manter a Selic em 11,25% ao menos até a próxima reunião.
Prevendo um aumento, os analistas promoveram agora o ajuste de suas previsões. Para 2009, a expectativa em relação aos juros foi mantida em 10,5% ao ano.
Já as projeções para a inflação foram elevadas. A projeção do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) passou de 4,44% para 4,47%. A meta de inflação para este ano é de 4,5%, com margem de tolerância dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Para o ano que vem, a projeção passou de 4,30% para 4,31%. A previsão para o IGP-DI (Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna) subiu de 5,42% para 5,62%. Já a do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) foi elevada de 5,43% para 5,80%. Para 2009, as projeções dos dois índices estão em, respectivamente, 4,25% e 4,31%.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar