Foi aprovado ontem, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, por unanimidade, o projeto de lei que regulamenta a atividade de fomento mercantil no país, com parecer da relatora, senadora Serys Slhessarenko (PT). O projeto de lei segue para apreciação da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos do Senado), onde deverá ser aprovado sem emendas.
De acordo com o presidente da Anfac (Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring), Luiz Lemos Leite, a aprovação de ontem na CCJ do Senado é um passo importante que inibe qualquer outra iniciativa que possa impedir o alcance dos objetivos dos empresários sérios de fomento mercantil.
“O segmento de fomento mercantil foi presenteado com um texto de uma disciplina legislativa que atende não só aos interesses do setor, mas sobretudo aos da sociedade brasileira”, declara o presidente da entidade.
A Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil–Factoring é uma entidade civil, sem fins lucrativos e reúne as empresas de fomento que atuam no mercado comprando créditos mercantis e vendendo serviços às empresas industriais e de varejo.
Para auxiliar nas negociações entre a empresa de factoring e sua clientela, a Anfac adotou uma metodologia de cálculo e criou o Fator de Compra, indicador de referência para os negócios e publicado diariamente.
Atividade de fomento mercantil é regulamentada
Em: 2 de abril de 2008
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026


Nanoempreendedor está livre do CNPJ Técnico
18 de setembro de 2026

‘Passagem secreta’ e mais de R$ 700 mil: o que a polícia encontrou na casa de Milton Leite
18 de setembro de 2026

Flávio Bolsonaro repete estratégia do pai e recruta ‘fiscais’ para as eleições
18 de setembro de 2026

Brasil terá programa Tax Free para devolver CBS e IBS a turistas estrangeiros
18 de setembro de 2026

Cultura no DNA: Titãs volta aos palcos da Nilton Lins após show histórico na década de 90
18 de setembro de 2026

Sindifisco-AM realiza palestra sobre equilíbrio fiscal e desenvolvimento econômico
18 de setembro de 2026