22 de novembro de 2024

9 de Setembro – Dia do Administrador

O administrador ou bacharel em administração é o profissional responsável pelo gerenciamento de uma organização, seja esta pública ou privada. Ele é aquele capaz de sistematizar práticas para gerir uma instituição. É também o responsável por planejar estratégias, acompanhar o desempenho das atividades, gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros de uma instituição. Ele é quem detém as técnicas de gestão, de planejamento, de controle e da qualidade do serviço ou produto ofertado.

Ter um profissional habilitado para equacionar tantos fatores mostrou-se cada vez mais primordial, especialmente com o advento da industrialização global e o aumento da complexidade das questões a serem revolvidas, diante de um mercado cada vez mais internacional, além da necessidade de se administrar com eficiência, eficácia e efetividade. Agora, com a chamada indústria 4.0 cada vez mais se precisa de profissionais aptos a gerir pessoas e processos. Diante de tudo isso, temos o dia 9 de setembro como o Dia Nacional do Administrador. Essa data é alusiva à Lei nº 4.769, assinada em 9 de setembro de 1965, em que se regulamentou a Profissão no Brasil.

O profissional de Administração precisa cumprir certos requisitos, dentre estes, o de estar pautado no dinamismo, na proatividade, na criatividade, na capacidade de trabalhar em grupo, de gerenciar conflitos e de procurar superar os diversos entraves encontrados em muitas empresas privadas ou instituições públicas. Em meio às transformações socioeconômicas surgidas nas últimas décadas, veio um fenômeno em todo o mundo, a qual chamamos de Burocracia, que é a sistematização de procedimentos, visando a padronização e organização dos trabalhos. Porém, o que tem prevalecido ao longo do tempo, especialmente na administração pública, é a inversão de valores, de modo que os ‘procedimentos’ acabaram por se tornar mais importantes que a própria finalidade das ações, no âmbito de algumas instituições. E quando isso ocorre, a burocracia perde o sentido de sua função e passamos a ter a disfunção burocrática. Ainda estamos longe de superar isso, especialmente no serviço público, pois o nosso País é um dos lugares com maiores entraves burocráticos do mundo, situação esta que configura um grande desafio para os gestores.

É fato histórico que a ideia que denota o termo “burocracia” não é ruim; pelo contrário, contudo, o excesso de formalidades, regras e estruturas rígidas acaba por se tornar uma grande barreira que impede principalmente repartições públicas de operarem com toda a sua capacidade, de maneira mais prática, ágil e eficaz. E isso não é de agora e nem resultado de nenhum governo específico. É algo que já se perdura há anos.

Apesar de todo este contexto, já temos visto uma nova postura por parte de muitas pessoas envolvidas no processo administrativo; pois, cada vez mais tem havido a compreensão dos direitos e deveres de cada um. Iniciativas como o Programa Nacional de Desburocratização, criado em 1979 por Hélio Beltrão e o Gespública (através do Decreto Presidencial nº 5.378, que foi resultado da fusão do Programa Qualidade no Serviço Público e do Programa Nacional de Desburocratização) têm sido em prol de melhorar os processos.

O profissional de Administração tem a compreensão de que não pode ficar “preso” em procedimentos; pelo contrário, ele precisa ter uma visão sistêmica e holística, procurando sempre fazer com que as atividades em âmbito organizacional, realizadas pelo corpo funcional da entidade, possam estar interligadas, de maneira que as habilidades individuais possam ser bem aproveitadas também; com todos integrados à visão, à missão e aos objetivos da Empresa ou Instituição Pública em questão. Era muito comum, até pouco tempo atrás, vermos as funções, os cargos e as posições de gestão serem ocupadas por profissionais de diversificadas áreas que, muitas vezes, tinham pouca ou nenhuma relação de conhecimento que são próprios do Administrador.

Apesar da Profissão de Administrador não ter muito tempo de existência no nosso País (começou a surgir em meados da década de 1940), cada vez mais sua importância e essencialidade têm sido provada e comprovada; pois, mesmo nos institutos segmentados (como hospitais, escritórios jurídicos, escolas etc.) é fundamental que quem esteja à frente destes tenha o conhecimento necessário de quem foi preparado para gerir. O Conselho Federal de Administração e os conselhos Regionais (como o do Amazonas) têm feito um ótimo trabalho nesta questão também, como disseminadores na defesa da importância do Profissional da Administração.

Pensamento Sistêmico; Compromisso com as Partes Interessadas; Aprendizado Organizacional e Inovação; Adaptabilidade; Liderança Transformadora; Desenvolvimento Sustentável; Orientação por Processos e Geração de Valor são itens conhecidos também como “Fundamentos de Gestão” e que são muito importantes no processo administrativo. Eu quero, portanto, me congratular com todos os colegas de profissão, que têm cumprido um papel tão importante na sociedade, assim como também saudar os mestres que tive na Universidade e que são formadores e incentivadores de novos talentos.

 

Lisandro Mamud

Lisandro Mamud é administrador, pesquisador em Inovação, Tecnologia e Educação do Núcleo Educotec (Ufam)

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