A escolha do melhor para a nosssa Ufam

Em: 14 de abril de 2025

A centenária Universidade Federal do Amazonas – UFAM tem uma importância singular para toda a região amazônica e para o Brasil, exercendo um papel de fundamental relevância na defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade. E tem como um dos grandes diferenciais a referência da Amazônia em toda a sua estrutura. O Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, na capital Manaus, por exemplo, comporta o maior fragmento nativo de floresta em área urbana do País. E justamente por toda a significância que tem a UFAM na história e na sociedade, faz-se fundamental também o processo democrático de escolha do novo reitor e vice na próxima segunda-feira, dia 14 de abril de 2025, data do segundo turno da consulta aos que fazem parte da comunidade acadêmica. Esta é uma pauta que tem importância não só para este público como também para a população em geral, em virtude da relevância que a instituição tem para o Amazonas e para o Brasil.
Não podemos nos omitir. Nossa universidade tem 116 anos de história. Como primeira instituição de ensino superior do Brasil, teve início com a denominação de Escola Universitária Livre de Manáos, tendo sido criada por pelo incentivo de Joaquim Eulálio Gomes da Silva Chaves, tenente-coronel do Clube da Guarda Nacional do Amazonas. O auditório principal do campus universitário leva o nome justamente do precursor da nossa atual UFAM, Eulálio Chaves. O curso pioneiro foi o Direito, tanto é assim que até hoje o Centro Acadêmico deste tem o nome de “17 de Janeiro”.
A história da Instituição é intrinsecamente ligada a própria história do Amazonas. Além de Manaus, está presente também em municípios estratégicos do Estado – Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Parintins e Itacoatiara. O tripé de princípios de atuação da Universidade, conforme preconiza a Constituição Federal, em seu Artigo 207, é o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. E em todos eles a UFAM se destaca de maneira nítida. Uma grande parcela dos profissionais notáveis (nas mais diversas áreas) que atuam no Amazonas ou fora daqui são egressos da UFAM.
Em todo este período, levando em conta as peculiaridades territoriais e logísticas do Amazonas, além de outros problemas como a escassez de recursos, a Universidade já enfrentou e enfrenta diversas dificuldades. Mesmo assim, nunca deixou de ser um referencial na educação, na ciência e na pesquisa. E diante de tudo isso, faz-se cada vez mais necessário pensar a UFAM para “fora da caixa”, com todo o seu potencial valorizado e revertido em benefícios para o Amazonas. Temos uma riqueza ímpar em nossa Floresta e solo. Precisamos desburocratizar, unir forças das instituições, poderes e esferas, em busca de soluções científicas e inovadoras para as mais diversas áreas. Para isso é necessário agir sempre de modo a colocar a população amazônida em primeiro lugar, acima de qualquer disputa política ou de ‘egos’.
Como egresso da UFAM no curso de Administração e Acadêmico do curso de Direito, além de Pesquisador de Inovação e Tecnologia na mesma, não poderia deixar de me manifestar neste momento tão importante. Votei no primeiro turno e votarei novamente neste segundo na Chapa que reúne as condições fundamentais para exercer a liderança com uma equipe competente, coesa e que sabe fazer a diferença no serviço público brasileiro, e esta é justamente a Chapa 25, capitaneada pelos professores Marco Antônio Mendonça (professor Marcão) candidato a reitor e Armando Júnior, candidato a vice-reitor. Faço, portanto aqui, o meu registro público de apoio, mais uma vez, para esta Chapa (25) que representa o que há de melhor em nossa Universidade, com pessoas preparadas e comprometidas com o ensino público, gratuito, inclusivo e de qualidade. O Professor Marcão e sua equipe reúnem todos os requisitos necessários para que a UFAM continue sempre a avançar, de forma justa e agregadora. E por também fazer parte desta história viva, não poderia deixar de me posicionar, trazendo esta reflexão acerca deste bem público tão fundamental para a nossa Amazônia e para o nosso País, especialmente em um momento crucial em que escolheremos o administrador deste patrimônio público pelos próximos 4 anos. Por isso declaro e reafirmo meu total apoio e voto na CHAPA 25 para a reitoria da UFAM! Pelo melhor para a coletividade é Chapa 25 (Prof. Marcão) na cabeça!

Lisandro Mamud

Lisandro Mamud é administrador, pesquisador em Inovação, Tecnologia e Educação do Núcleo Educotec (Ufam)
Pesquisar