23 de novembro de 2024

A instabilidade interna que afeta as empresas!

Durante anos, vimos e acompanhamos empresas de clientes e também de terceiros nas pesquisas de mercado, e nos deparamos com uma rotatividade muito frequente de pessoal em diversas áreas, e como isso tem afetado bastante essas empresas, muita instabilidade profissional refletindo em custos, isso mesmo, essa questão de substituir funcionários tem levado muitas empresas em retardo de resultados, contribuindo com diversos fatores de adaptabilidade, gestão, organização, segurança e descrença profissional levando-as em ruínas.

Entendemos que a contribuição da deficiência dos gestores internos vem fazendo essa diferença negativa nas organizações, mas, isso se dá ao fato de gerentes ou líderes antigos que realmente precisam de uma boa reciclagem para mudar o sentido do jogo em sua mentalidade. Hoje, muitas empresas investem em capacitação, o que tem crescido bastante nos últimos 2 anos, mas especificamente nos donos e gestores de empresas, que são aqueles que realmente tomam decisões difíceis no dia a dia e que afetam diretamente a projeção e a saúde das empresas pelas decisões equivocadas.

Afinal de contas o que realmente as empresas esperam de seus funcionários e dos novos colaboradores em processo de seleção? O que pode ser de diferente em seu ambiente de trabalho que pode agregar oportunidades de crescimento ou ambiente de qualidade? Sabe-se que o mercado deve ser acompanhado em suas novas diretrizes gerenciais, ou os empresários ficarão fora da linha de crescimento, isso se deve muito pelo tipo de profissional os Hard Skills e os Soft Skills, são habilidades totalmente diferentes e que tem que trabalhar de acordo com a cultura da empresa e principalmente com métodos comportamentais e de gestão.

Mas, de acordo com diretrizes internas, também existe o fato em que qualquer empresa seja ela do seguimento que for, deve haver o fator principal da gestão estratégica inteligente com foco nos resultados, e isso é exatamente a maior deficiência que muitos empresários e gestores tem que lidar atualmente, devem sim, levar em consideração todos os aspectos dentro de uma organização para que seu crescimento seja satisfatório conforme suas métricas estabelecidas, mas na verdade, há uma grande ausência em conhecimento e habilidades.

O mercado exige criteriosamente uma gama de experiência que não fazem o mínimo de diferença ou sentido na sua execução das tarefas, eles devem ser treinados de acordo com o que a cultura da empresa exige, passando a fazê-los entender que foram acordados valores e benefícios para contratação, e a gestão deve ser habilidosa para extrair o máximo deles, sem quebrar as regras gerais de empregabilidade ou desmotivação. Sabe-se que atualmente muito profissionais de ponta se adequam pelo salário emocional e não estando em um bom ambiente de trabalho dificilmente se estabilizam na empresa. Visto isso, será que as empresas realmente criam um planejamento adequado para seu crescimento com segurança e com assertividade para atrair clientes que movimentarão sua receita? Muito provavelmente não, e é isso que estamos vendo quando necessitam de uma assessoria especializada de profissionais em gestão.

As características mais convencionais que as empresas buscam hoje para ocupar vagas são de profissionais que assumam responsabilidades, que possuem um comportamento discreto, que amam o que fazem, que buscam aprendizado contínuo, que aceitam o feedback e orientações, que devam ser proativos, entusiastas, que realmente fazem a diferença e o que é solicitado executam acima da média, que sejam éticos, organizados e com visão empreendedora, acompanhando a mesma perspectiva do dono da empresa, o funcionário dos sonhos de qualquer dono de empresa.

Diante ao profissional, qual visão que um gestor ou dono da empresa deve ter ou obter para gerir suas equipes com excelência? O reconhecimento da equipe de seus resultados, conhecê-los em suas características de habilidades, ser o exemplo para a equipe, estabelecer metas alcançáveis, motivações, estabelecer estratégia de acompanhamento, confiança e que adeque a equipe a capacitações, demonstrando cada vez mais valores nas diretrizes e resultados, isso realmente fará a diferença em estabilizar sua equipe e desenvolver aspectos de comportamentos e equilíbrio mantendo a segurança na sua empresa e seu crescimento exponencial, evitando um alto turnover de colaboradores principais da sua empresa e impactando sua equipe e gestores com propósito de futuro transformando realmente em um funcionário missionário com visão empreendedora.

Compra-se o que tem preço, o que tem valor conquista-se!

Boa Sorte!

Giovanni Montini

@giovanni_gestaoenegocios

@sie.manaus

Tel.: (92) 98607-8007

Giovanni Montini

Giovanni Montini, é empresário, Administrador e Técnico em Logística, CEO e fundador da SIE MANAUS Consultoria Integrada Empresarial e Financeira, Prof. e Instrutor da CDL Manaus, Master Coach de Negócios e Mentor de Carreira.

Veja também

Pesquisar